Pular para o conteúdo

Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal vai favorecer pequenos produtores de Guaíra

Foi dado mais um importante passo para fortalecer a agricultura familiar e garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população. O município de Guaíra acaba de publicar a lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-Guaíra). A iniciativa, vinculada à Diretoria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, visa garantir a segurança alimentar e a saúde pública, fiscalizando a produção de diversos alimentos de origem animal.

Com a implementação do SIM-Guaíra, todos os estabelecimentos que manipulam, processam ou comercializam produtos de origem animal no município, como carnes, leite, ovos e derivados, podem, mediante solicitação e avaliação, obter o selo. Essa medida garante que os alimentos sejam produzidos em condições adequadas de higiene e segurança, evitando a contaminação e garantindo a qualidade nutricional. Validando a sanidade e possibilitando a livre comercialização desses produtos, inclusive em supermercados e outros comércios formais, e também a possibilidade de serem adquiridos por órgãos públicos, como a própria Prefeitura.

A inspeção do SIM-Guaíra abrangerá uma ampla gama de produtos de origem animal, incluindo:

  • Carnes e seus subprodutos
  • Pescado e derivados
  • Leite e derivados
  • Ovos e derivados
  • Produtos das abelhas

A criação do selo beneficia a cadeia produtiva, desde as propriedades rurais até os estabelecimentos de beneficiamento e comercialização.

  • Propriedades rurais fornecedoras de matéria-prima
  • Pequenos abatedouros
  • Laticínios
  • Estabelecimentos que processam ovos e derivados
  • Estabelecimentos que beneficiam produtos das abelhas

A criação do SIM-Guaíra traz diversos benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores:

  • Produtores: A certificação do SIM-Guaíra valoriza os produtos da agricultura familiar, permitindo que pequenos produtores comercializem seus produtos com maior segurança e competitividade. Além disso, o serviço oferece suporte técnico aos produtores, auxiliando-os a atender aos requisitos de qualidade e segurança.
  • Consumidores: Os consumidores terão acesso a alimentos mais seguros e de melhor qualidade, com garantia de origem e rastreabilidade. A certificação do SIM-Guaíra também contribui para o fortalecimento da economia local, incentivando o consumo de produtos produzidos no município.

A certificação do SIM-Guaíra será realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), e essa integração amplia o mercado para os produtores locais e fortalece a cadeia produtiva regional.

Os interessados devem acessar e preencher a requisição disponível no site do Codevar: www.codevar.sp.gov.br/sim, e protocolar na sede da Diretoria Municipal de Agricultura, no Anel Viário Júlio Robim (antigo Matadouro).

MERCADO REGIONAL

O produto com o SIM-Guaíra terá a chancela sanitária para ser livremente comercializado no varejo dos 30 municípios integrantes do Codevar.

Um projeto mais ambicioso do consórcio é, depois do SIM, conseguir a certificação para estes municípios do selo do SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESTADUAL (SISP), o que proporcionaria aos licenciados a venda dos produtos em todo o estado de São Paulo.

Veja mais: 6 dicas de como manter uma alimentação saudável com o delivery