Pular para o conteúdo

Conclave: especialista explica o processo de escolha de um novo Papa

Uma visão geral mostra a multidão na Praça de São Pedro após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, anunciando que os cardeais da Igreja Católica elegeram um novo papa durante um conclave em 13 de março de 2013 no Vaticano. AFP PHOTO / TIZIANA FABI

 

Após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica dá início ao Conclave — ritual milenar que define quem será o próximo líder da instituição. O processo, que mistura política, tradição e espiritualidade, reúne os cardeais de todo o mundo em um encontro decisivo dentro do Vaticano, marcado por regras rígidas e simbolismos históricos.

“Quando um Papa morre, começa um processo que é tanto religioso quanto político: o Conclave. Os cardeais do mundo todo se reúnem, ficam trancados em um espaço e só saem quando chegam a um acordo sobre quem será o novo Papa. Não existem candidaturas oficiais, os nomes vão surgindo e mudando conforme as votações avançam, até que alguém alcança a maioria absoluta e é escolhido”, explica o historiador Rodrigo Rainha, professor da Estácio.

De acordo com as regras atuais do Vaticano, o Conclave deve ser iniciado entre 15 e 20 dias após a morte do Papa. Com isso, a expectativa é que o processo de votação para a escolha do novo pontífice comece entre os dias 6 e 11 de maio.

“O termo ‘Conclave’ surgiu na Idade Média, quando as disputas internas atrasavam por meses ou até anos a escolha de um novo pontífice. A solução foi trancar os cardeais até que houvesse uma decisão. A fumaça preta indica que ainda não há consenso, e a branca sinaliza que o novo Papa foi escolhido. Ao assumir, ele escolhe um nome que normalmente carrega um símbolo ou tradição da Igreja”, completa Rainha.

Participam da votação apenas os cardeais com menos de 80 anos, respeitando o limite de 120 eleitores estabelecido pelas regras vaticanas. Diversas nacionalidades compõem o colégio de cardeais, refletindo a diversidade global da Igreja Católica.

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a Instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Educação a distância em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br.