Pular para o conteúdo

Anvisa passa a exigir retenção de receita para Ozempic: Nutróloga alerta para riscos das canetas falsificadas

Saiba como identificar se a caneta de emagrecimento é original ou falsificada

foto: Freepik

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passou a exigir a retenção da receita médica para a venda de Ozempic, medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e também usado para emagrecimento. A medida, anunciada nesta semana, tem o objetivo de conter o uso indiscriminado das canetas emagrecedoras, que movimentam um mercado paralelo cada vez mais perigoso.Segundo a médica nutróloga Fernanda Vasconcelos, fundadora do Instituto Qualitté, essas versões clandestinas representam um risco real à saúde.

“Já vi casos de hipoglicemia severa porque a caneta estava contaminada ou tinha sido substituída por insulina. O perigo é real, e as pessoas precisam entender que emagrecimento não pode ser feito a qualquer custo”, alerta.

A médica também explica como reconhecer uma caneta falsificada e quais cuidados tomar antes do uso.

Por que é perigoso usar caneta falsificada?

As canetas como Mounjaro, Ozempic e Saxenda contêm fórmulas sensíveis que exigem armazenamento refrigerado entre 2ºC e 8ºC. Se essa condição não for respeitada, o medicamento perde o efeito e pode causar reações inesperadas no organismo.

Mas o maior risco está na possibilidade de falsificação. Essas canetas podem ser adulteradas, com a fórmula substituída por substâncias desconhecidas ou diluídas com produtos perigosos. Quem compra de vendedores não autorizados simplesmente não sabe o que está aplicando no próprio corpo.

Como saber se a caneta é segura?

Se você está considerando o uso de canetas injetáveis para emagrecimento, fique atento(a) a essas recomendações:

  • Desconfie de preços baixos: medicamentos originais têm um custo elevado. Se a oferta parecer boa demais para ser verdade, pode ser um golpe.
  • Compre apenas em farmácias ou sites autorizados: Jamais adquira remédios em redes sociais ou de vendedores informais.
  • Cheque o armazenamento: Se não for refrigerado corretamente, o medicamento pode perder o efeito e causar danos à saúde.
  • Não compartilhe: O uso deve ser individual e sempre com prescrição médica.

 

Quem é Dra. Fernanda Vasconcelos?

É médica clínica e nutróloga, especialista em avaliação metabólica, nutrologia esportiva e longevidade. Possui título de especialista em Nutrologia pela AMIB/ABRAN e em Clínica Médica pelo MEC. É pós-graduada em Medicina do Esporte pela UNIP e tem especialização em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atua no acompanhamento metabólico e nutricional para emagrecimento, performance esportiva, análise comportamental e saúde hormonal. Também trabalha com terapias nutricionais aplicadas a doenças crônicas, como diabetes, endometriose e distúrbios hormonais.

Além da atuação clínica, possui experiência hospitalar em terapia nutricional e cuidados intensivos, com passagem por instituições como Hospital Geral do Mandaqui (SP),  Hospital do Servidor Público Estadual – IAMSP (SP), Hospital Santa Cruz (SP), Hospital Dom Antônio Alvarenga (SP), Hospital Central de Guaianases (SP) e Hospital Santa Mônica (SP), Hospital Geral de Parauapebas (Parauapebas-PA), Intensi Care (Parauapebas-PA) e Hospital Daniel Gonçalves (Canaã dos Carajás) e Hospital MedVida (Canaã dos Carajás).

Suplemento alimentar, Psyllium, é mesmo o “Ozempic natural”?

Ozempic: Solução milagrosa ou armadilha metabólica?

Rosto de Ozempic? Dermatologista indica os melhores tratamentos estéticos para flacidez após emagrecimento rápido

Mounjaro: Novo Remédio com Efeito Superior ao Ozempic, Aprovado Pela Anvisa