Empresas, produtores, roteiristas, entre outros, têm até 25 de abril para garantir participação na trilha de capacitação do Crie Audiovisual
Em evento realizado no auditório da sua sede na capital paulista e com transmissão pelo YouTube, o Sebrae-SP deu o pontapé inicial para as capacitações do programa Crie Audiovisual na quarta-feira, 9 de abril. Empresas e profissionais do setor como produtoras, estúdios, roteiristas, produtores executivos, estudantes do segmento, entre outros, podem participar do programa gratuito. A primeira trilha de qualificação está com inscrições abertas até 25 de abril, basta acessar Link.
O Crie é uma iniciativa do Polo de Referência Nacional de Economia Criativa, projeto liderado pelo Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional, para impulsionar negócios do setor audiovisual capacitando empresas e profissionais. As ações do Crie ocorrerão ao longo de 24 meses e atenderão três grupos: quem deseja atuar ou está começando nesse segmento; negócios já formalizados, como produtoras, estúdios, locadoras de equipamentos, distribuidoras e exibidoras; e empresas de maior nível de maturidade. O programa envolve workshops (serão cerca de 50), consultorias individuais, eventos de conexão, imersão e comunidades, rodadas de negócio, participação em missões nacionais e internacionais e trilhas de desenvolvimento de negócios (oito durante o programa).
A primeira trilha tem foco no acompanhamento de empresas iniciantes, isto é, que estão entrando no mercado do Estado de São Paulo, sejam Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (MEs) ou empresas de pequeno porte (EPPs). Vai abordar modelos de negócios no audiovisual, mecanismos e fontes de financiamento, leis de incentivo ao setor, direitos e contratos, comercialização de projetos e o papel da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e suas normas.
Serão 25 empresas por trilha em diferentes temas e níveis de maturidade do negócio. A trilha envolve processo de seleção, diagnóstico da empresa, seis workshops online e até seis horas de consultoria em até oito semanas de acompanhamento.
No evento estiveram presentes o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini; o coordenador da Unidade de Formação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Viccenzo Carone, que representou a Secretária Marília Marton; a presidente da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (Spcine), Lyara Oliveira; o diretor executivo da Spcine, Ary Scapin; o coordenador dos centros culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Ramirez Lopes, representando o secretário municipal Totó Parente; o presidente executivo da Brasil Audiovisual Independente (Bravi), Mauro Garcia; a sócia e diretora da distribuidora Gullane, Débora Ivanov; o presidente da Movioca Content House, Marcio Yatsuda; a gestora de economia criativa do Sebrae Nacional, Denise Marques; e o presidente da Fundação Cassiano Ricardo, Tom Freitas. Profissionais do setor também compareceram ao lançamento do Crie na sede do Sebrae-SP e demais interessados assistiram à transmissão online.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos, não pôde estar no evento por questões de agenda, mas gravou um vídeo com mensagem sobre o programa. “A criatividade sempre existiu e nós decidimos olhar para ela com mais afinco e apoiar o desenvolvimento de projetos e negócios que compõem o setor audiovisual; parabenizo nossa equipe, diretoria e todos os órgãos envolvidos por abraçar os profissionais do setor; estaremos ao lado das empresas e empreendedores dessa indústria. Onde tem criatividade tem Sebrae.”
“O audiovisual, em sua operação, movimenta muitos outros segmentos e a economia como um todo; há um encadeamento produtivo. São bilhões em faturamento e milhares de pequenos empreendedores: essa é a razão do Sebrae dar esse apoio para ajudar a desenvolver o segmento no País e, especialmente, no Estado de São Paulo. Queremos ser parceiros do empreendedor do audiovisual. Tenho certeza de que juntos faremos muito mais”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
A presidente da Spcine, Lyara Oliveira, ressaltou a dimensão da iniciativa. “O que pensamos e projetamos em São Paulo reflete em todo o País. Temos tido trocas muito frutíferas com o Sebrae e queremos ampliar ainda mais essa conexão. Temos trabalhado para que as ações e articulações sejam cada vez mais amplas. Saúdo a iniciativa do Crie, saúdo todos que estão trabalhando em prol do audiovisual e do fortalecimento dessa indústria, que é tão potente, que emprega, gera renda e traz enormes benefícios para a cidade, o Estado de São Paulo e para o País.”
Mauro Garcia, da Bravi, reforçou o papel que o Crie vai exercer para dar suporte aos negócios do setor. “O Crie tem foco na produção, mas ela não existe sozinha, o audiovisual é um trabalho coletivo. As trilhas do programa impõem uma jornada de construção empresarial. Ainda que a produção seja a parte mais glamurosa, não dá conta do que é necessário fazer. Quem não entender toda essa arquitetura, desde o conhecimento das leis de incentivo a todas as regras da Ancine, não vai conseguir participar desse mercado. É nesse processo que o Crie vai ajudar.”
+ Sebrae-SP tem 82 vagas para bolsistas em programa de exportação com remuneração até R$ 6,9 mil