Pular para o conteúdo

Pizza napoletana feita no Oeste do Paraná volta a ganhar reconhecimento internacional

Pelo segundo ano consecutivo, empresária de Cascavel é convidada para evento que reúne grandes nomes e o Consulado Italiano, reforçando o prestígio da pizza produzida em Cascavel e Foz do Iguaçu

Empresária de Cascavel volta ao Rio de Janeiro para um evento que reconhece a tradição napoletana da Luigia Pizzeria, com unidades em Cascavel e Foz do Iguaçu.

 

A primeira mordida revela mais do que sabor. A leveza da massa aerada, o molho encorpado de tomates cultivados em solo vulcânico no sul da Itália, a cremosidade da mozzarella di bufala, o aroma do manjericão fresco e o toque final do azeite de oliva italiano entregam uma experiência legítima, que é uma pizza napoletana de verdade, feita aqui mesmo, no Oeste do Paraná. Simples, mas exata, essa autenticidade vem escrevendo novos capítulos de reconhecimento dentro e fora do Brasil.

Com unidades em Cascavel e Foz do Iguaçu, a Luigia Pizzeria tem chamado a atenção de grandes nomes da Itália e do Consulado Italiano, no Rio de Janeiro. Nesta semana, a empresária Luiza Zenatti Fadanelli foi novamente convidada a participar de um evento que celebra e reconhece pizzarias e profissionais que representam a tradição da pizza napoletana, um estilo típico da cidade de Nápoles, tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O evento será nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro.

“É uma honra estar em um espaço simbólico e de prestígio para quem representa a verdadeira tradição italiana. Isso confirma o empenho de toda a equipe Luigia”, pontua Luiza. Esse reconhecimento é fruto da história de trabalho da empresária e de sua família, que mantém com rigor essa tradição no Paraná. Cuidado que vem rendendo conquistas importantes.

Em 2024, a casa foi eleita a 23ª melhor pizzaria da América Latina pelo ranking 50 Top Pizza, ocupando o 12º lugar entre as melhores do Brasil, além de ser a única representante paranaense e a mais bem colocada da região Sul. Mais que números, essas classificações confirmaram que o sabor e o respeito à tradição, capazes de atravessar oceanos, também podem ser encontrados no interior do Paraná.

Pizza napoletana preserva tradição de mais de 300 anos de sabor.

Muito além do “sabor napolitano”

Diferente da pizza “sabor napolitano” que muitos conhecem, a pizza napoletana autêntica segue regras específicas. Os ingredientes são tratados com o mesmo respeito que se dá a uma boa história. O segredo começa pela massa, feita apenas com farinha italiana tipo 00, água mineral, sal marinho e fermento fresco. A fermentação dura até 48 horas. A massa é aberta à mão, sem rolo, e vai ao forno especial importado da Itália, que atinge 480 °C. Em apenas 90 segundos, a pizza está pronta, com borda crocante, centro suculento e sabor equilibrado.

“A pizza napoletana é uma tradição centenária, feita com ingredientes de origem e preparo artesanal. E, definitivamente, não leva ketchup”, brinca Luiza.

Uma massa com sabor de história

A conexão de Luiza com a pizza napoletana começou durante um intercâmbio na Europa. Na pequena cidade portuguesa onde morava, com pouco mais de 13 mil habitantes, passou a frequentar uma pizzaria autêntica italiana. “Foi lá que entendi o que significa essa tradição que remonta a 1700 e me apaixonei pela simplicidade e qualidade dos ingredientes”, relembra.

Ao voltar ao Brasil, trouxe na bagagem o desejo de manter essa herança, mas com o toque leve e descontraído que viu nos italianos. “Comer com as mãos, em boa companhia e com um Aperol do lado. É isso que buscamos oferecer aqui. Uma legítima experiência napoletana, mas descomplicada”, diz.

Tradição que vem de berço

A paixão pela gastronomia vem do berço. Luiza cresceu entre mesas e balcões, acompanhando os pais, Marilene Zenatti e Luiz Antônio Fadanelli, em empreendimentos do grupo familiar, como a Quinta da Oliva, Portal Churrascaria, Páteo do Fogo e Fundo do Fosso.

“Desde os primeiros dias de vida fui envolvida nesse universo. Aprendi a limpar mesas, tirar o lixo e atender clientes antes mesmo de entender o que era empreender”, conta, reforçando que a Luigia é fruto dessa vivência, construída com afeto, dedicação e um olhar apurado para a excelência.

Essa trajetória culmina com a consolidação da Luigia como uma das referências nacionais em pizza napoletana. “É gratificante ver nosso sabor, nossa história e identidade representando o interior do Paraná e conquistando espaço em eventos de prestígio internacional”, finaliza.

Margherita, o teste de fogo para uma boa pizzaria

Pizzas vegetarianas dominam o top 5 das mais vendidas