Especialista alerta que fatores genéticos e ambientais podem aumentar o risco de determinadas doenças, mas dá dicas de como amenizar esse processo

Você já se perguntou qual a idade dos seus olhos? Assim como outras partes do corpo, a visão também envelhece, e nem sempre esse processo acompanha a idade cronológica da pessoa. A boa notícia é que alguns hábitos podem ajudar a retardar o aparecimento de doenças e preservar a saúde ocular por mais tempo. Segundo o Dr. Ibraim Viana, oftalmologista do H.Olhos, Hospital de Olhos da rede Vision One, alguns pacientes podem apresentar precocemente doenças tipicamente relacionadas ao envelhecimento. “Fatores como estilo de vida, predisposição genética e exposição a agentes nocivos influenciam no aparecimento de determinadas doenças oculares”, explica.
Algumas condições podem contribuir para o envelhecimento precoce dos olhos. Entre os principais fatores estão a exposição excessiva à radiação ultravioleta, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Outros fatores incluem alimentação pobre em vitaminas e antioxidantes, uso excessivo de corticoide e a presença de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “O uso excessivo de celulares, computadores e tablets pode levar ao cansaço visual devido ao esforço constante para focar objetos próximos, especialmente após períodos prolongados e em pacientes com mais de 40 anos”, alerta Dr. Ibraim Viana. Para reduzir o desconforto, recomenda-se fazer pausas regulares, especialmente após 50 minutos de uso contínuo, olhando para algo distante por cerca de 1-2 minutos.
“Uma alimentação rica em ômega-3, vitaminas A, C e E, além de luteína e zeaxantina, ajudam a prevenir ou retardar determinadas doenças oftalmológicas”, destaca o especialista. Outros hábitos benéficos incluem usar óculos de sol com proteção UV, manter a hidratação e realizar consultas oftalmológicas regulares para atualização dos óculos e prevenção de doenças. Embora o envelhecimento dos olhos seja inevitável, é possível retardá-lo com cuidados adequados. Ao adotar hábitos saudáveis e realizar exames oftalmológicos preventivos, é possível manter a visão nítida e saudável por mais tempo.
Doenças oculares relacionadas à idade
Com o passar dos anos, algumas doenças oftalmológicas se tornam mais comuns. Entre elas:
- Catarata: opacificação do cristalino, causando visão embaçada;
- Degeneração macular relacionada à idade (DMRI): afeta a retina e pode levar à redução da visão central;
- Glaucoma: doença do nervo óptico que habitualmente leva a redução da visão periférica, mas que pode progredir para visão central;
- Síndrome do olho seco: redução da produção ou da qualidade da lágrima, causando desconforto e irritação.
Adotar medidas preventivas é essencial para manter a saúde ocular ao longo da vida. O Dr. Ibraim recomenda:
- Usar óculos de sol com proteção contra raios UVA e UVB;
- Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
- Controlar doenças crônicas que podem afetar a visão, como diabetes;
- Manter uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes e vitaminas;
- Fazer pausas durante o uso de telas e piscar mais para evitar olhos secos;
- Consultar regularmente um oftalmologista para identificar precocemente possíveis problemas.
“Embora o envelhecimento dos olhos seja inevitável, é possível prevenir algumas doenças com cuidados adequados. Ao adotar hábitos saudáveis e realizar exames oftalmológicos preventivos, é possível manter a visão nítida e saudável por mais tempo”, finaliza o Dr. Ibraim Viana.
+ Saúde ocular na infância: qual a idade ideal para os pais levarem os filhos ao oftalmologista?