
Afinal, o segmento jurídico já descobriu as potencialidades da internet e da inteligência artificial para fins de negócio, considerando que 75% da população brasileira, um total de 160 milhões de pessoas, estão conectadas.
Abrir mão do marketing digital nesse contexto seria um grande desperdício. Leve em conta ainda que o número de usuários de internet cresce 6,4% anualmente – os dados são da pesquisa Digital in Brazil, da Hootsuite (em inglês).
O seu escritório pode tirar vantagem desse crescimento por meio da promoção online, de forma ética e focada no cliente.
Entenda como fazer isso neste artigo.
O que é marketing jurídico digital?
O marketing para advogados digitais é um conjunto de estratégias conduzidas para trazer visibilidade a advogados e escritórios de advocacia na internet. São muitas as ações que podem ser realizadas para isso, como vou mostrar ao longo do texto.
Até há poucos anos, o assunto era tratado entre os profissionais de medicina da mesma forma como no meio dos advogados: com muitas reservas.
Não tardou para que os médicos e gestores de empresas de saúde percebessem que estavam equivocados. Hoje, existe toda uma área do marketing dedicada a essa vertente, o marketing médico, inclusive com agências especializadas.
Então, o marketing jurídico digital segue o mesmo caminho, desenvolvendo um ramo do marketing exclusivo.
Seu foco, no caso, é a promoção de serviços advocatícios nas esferas cível, familiar, empresarial e criminal, entre outras. A verdade é que, seja qual for o serviço que você e seu escritório ofereça, ele deve ser divulgado na web.
Importância do marketing digital para advogados
A empresa que não se faz presente online hoje certamente vai ficar para trás, e isso inclui os escritórios de serviços jurídicos. Advogados que atuam de forma autônoma também podem se beneficiar da divulgação de seus serviços online, tanto em sites quanto nas redes sociais mais usadas.
Vale destacar também o papel educativo que os sites exercem, principalmente por meio de posts em blogs e canais no YouTube.
Perceba, então, que é por meio do marketing digital que um advogado aumenta suas chances de ser conhecido pelo público e encontrado para solucionar suas demandas.
Ou seja, atrair clientes é a grande importância dessa estratégia.
Por que trabalhar o marketing jurídico
Motivos não faltam para que profissionais e gestores de escritórios de advocacia considerem a possibilidade de investir no marketing jurídico. Logicamente, o retorno na forma de mais clientes é o principal, mas há outras vantagens que não podem ser desprezadas, até por gerarem ganhos intangíveis e de valor incalculável.
A imagem institucional, por exemplo, se bem trabalhada na internet, pode levar um escritório a se tornar referência em sua área de atuação.
Visibilidade
Enquanto empresas, escritórios de advocacia também precisam ser promovidos. “Será mesmo, Neil, depois de sobreviver tanto tempo sem nunca precisar de marketing?”
A questão, nesse caso, não é se um escritório pode ou não se sustentar, mas a quantidade de clientes que ele deixa de atrair sem ações estratégicas de marketing digital. Pode ter certeza: com uma proposta de marketing sólida, a quantidade de clientes tende sempre a aumentar, já que é garantida a maior visibilidade.
Uma marca mais conhecida gera mais visitas em seu site que, por sua vez, levam à formação de mais leads qualificados, ou seja, com potencial para converter.
Autoridade
Em marketing, chamamos de posicionamento de mercado a maneira como uma empresa deseja ser vista por clientes e parceiros. No segmento jurídico isso também se aplica, talvez com mais ênfase até do que em outros setores.
Afinal, um escritório que não transmite para o público uma imagem de autoridade naquilo que faz está fadado ao insucesso. No caso, a autoridade tem a ver com o domínio de todos os “macetes” da profissão, de maneira que o cliente saiba que está contando com os profissionais certos.
Ainda que em certas áreas do Direito o sucesso de um contencioso ou de uma petição não seja garantido, ninguém ingressaria na Justiça se não percebesse chances de êxito. Para o cliente, essas chances são maiores quando ele tem a segurança de estar contando com um escritório que é autoridade naquilo que faz.
Captação de mais clientes
Mais visibilidade e mais autoridade geram um efeito cascata que termina sempre da mesma forma: a atração de mais clientes.
Nesse sentido, é preciso adotar uma perspectiva em que o escritório de advocacia seja visto como uma empresa que, como tal, precisa gerar lucros. Para continuar cumprindo a sua missão, ele precisa ser gerido de maneira que possa atrair clientes em uma base estável.
Embora alguns façam isso a ponto até de gerar receitas recorrentes, no geral o marketing e os processos de geração de clientes são pouco explorados nesse setor. Afinal, não são todos os escritórios que adotam KPIs como quantidade de oportunidades geradas, MQLs gerados e conversões no site como métricas de sucesso.
Podem parecer indicadores estranhos ao segmento jurídico, mas acredite: sem eles, a captação de clientes fica cega e, por isso, muito mais difícil de prever e controlar.
+ Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas de Turismo