Pular para o conteúdo

Dia do Agronegócio: Como inovação educativa e cultura contribuem para o mercado de trabalho no setor

Investir em projetos socioeducacionais utilizando a cultura como estratégia de conexão e diálogo com os jovens é a estratégia para apresentar as oportunidades de carreira no setor do agronegócio

Dia do Agronegócio: Como inovação educativa e cultura contribuem para o mercado de trabalho no setor
Exposição Tesouros da Terra – Sementes da Inovação

 

No dia 25 de fevereiro é celebrado o Dia do Agronegócio, data que homenageia um dos setores mais importantes para a economia brasileira. De acordo com o estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA/Esalq/USP e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a participação do agronegócio no PIB brasileiro foi de cerca de 21,8% em 2024. Além disso, a Confederação avalia que o avanço do PIB pode chegar a 5% em 2025 e será impulsionado pelo aumento da produção primária agrícola, com destaque para os grãos, e pelo crescimento da indústria de insumos e da agroindústria exportadora.

Nesse sentido, a Yabá Consultoria, empresa especializada em ESG e projetos socioculturais, tem desempenhado um papel importante no apoio ao agro brasileiro. A empresa tem desenvolvido projetos inovadores destinados aos jovens que integram cultura e educação para despertar o interesse na formação de jovens para o mercado de trabalho.

Um dos desafios do agronegócio é a contratação de mão de obra especializada, principalmente de jovens. Nesse sentido, a Yabá Consultoria tem se dedicado a transformar temas complexos do setor em projetos socioeducativos e culturais que apresentam e informam os desafios das empresas de forma lúdica e inspiradora, apresentando as oportunidades do mercado para este público.

“Dialogar com os jovens é um desafio. Há uma dispersão por conta do excesso de informação e tecnologia e há também muita desinformação sobre o agronegócio. Para atrair mão de obra qualificada no futuro é fundamental dialogar de forma leve, abordando como o setor atua positivamente nos temas relativos à sustentabilidade, impactos ambientais e o que o setor precisa para crescer. Nesse sentido, exposições e iniciativas culturais e educacionais inovadoras criam um diálogo, uma ponte entre o público mais jovem e o setor”, explica Andrea Moreira, CEO da Yabá, que há 25 anos é especialista na área de Sustentabilidade com olhar para o desenvolvimento sócio-territorial.

Nos últimos anos, a Yabá tem se dedicado a levar aos jovens informações sobre a biotecnologia e o impacto do melhoramento genético das plantas, informando a importância dos jovens profissionais para a segurança alimentar o planeta, uma vez que de, acordo com a ONU, será necessário aumentar em 60% a produção de alimentos para sustentar os 9.7bilhões de habitantes.

A consultoria tem realizado projetos para as empresas com investimento direto, fazendo mapeamentos e mediação de diálogos entre as empresas e as organizações sociais, desenvolvendo programas de voluntariado corporativo contribuindo para a integração entre os seus colaboradores, safristas e a comunidade de forma geral.

Além disso, apoia as empresas na seleção estratégica de projetos viabilizados através do uso qualificado e estratégico das Leis de Incentivo Fiscal, por meio de projetos na área de esporte, atendimento às crianças, adolescentes e idosos. Segundo a especialista, a Yabá atua sempre com uma olhar que contribua para o desenvolvimento da comunidade onde a empresa está inserida e valorizando a marca.

Outra oportunidade que as empresas têm para dialogar com a sociedade de forma estruturada e correta é utilizando parte do Imposto de Renda para via Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoiar projetos culturais que contribuam para experiências e disseminação de informação relevante de forma artística e lúdica.

É o caso da exposição Tesouros da Terra: Sementes da Inovação, que ficará disponível até 20 de abril na Biblioteca São Paulo e depois seguirá para Brasília. Incentivada pela GDM Genética, a exposição apresenta à sociedade a evolução da agricultura do Brasil no Século XX, desde maquinários até a tecnologia no campo. “É uma exposição que reverencia a família do campo que contribuiu para o desenvolvimento do Brasil, mas também mostra de forma interativa como é o trabalho de melhoramento genético de plantas, disponibiliza ao visitante um simulador que possibilita ao visitante dirigir uma colheitadeira, a inteligência artificial é utilizada para apresentar as diferentes carreiras que cercam a biotecnologia”, informa a especialista.

Ela acrescenta que o Tesouros da Terra é uma exposição disruptiva. “Apresenta a biotecnologia e o agronegócio de uma maneira inteligente, nós integramos cultura, ciência e inovação. Usamos de forma estratégica e eficaz o recurso público. Além disso, optamos por uma linguagem jovem inspiradora para as pessoas que vivem nos grandes centros urbanos”, informa Andrea Moreira, produtora executiva do projeto incentivado.

Incentivos Fiscais

As empresas que são tributadas via lucro real podem destinar parte do Imposto de Renda para realização de projetos culturais que contribuam para o pensamento crítico e vivências que integram educação, arte, cultura e desenvolvimento de novas competências. Outro exemplo, é o Projeto Inovarte que está sendo implantado em escolas técnicas na cidade de Campinas, São Paulo e Porto Nacional, no Tocantins.

“Especificamente em Porto Nacional, o Inovarte está implantado em escola agrícola familiar com pedagogia da alternância, ou seja, os adolescentes moram na escola por uma semana e na semana seguinte vivem com suas famílias, há alunos que moram há 7 horas de distância da escola já na divisa do Pará”, explica Andrea.

O projeto Inovarte aproxima os adolescentes dos desafios reais das empresas que atuam no setor, utilizando metodologias ágeis, robótica, elaboração de protótipos e projetos que possam além de capacitá-los também desenvolver atitude empreendedora e compreensão de como podem colaborar com o agronegócio.

Utilizar de forma estratégica e correta as Leis de Incentivos Fiscais ajuda as empresas a beneficiar as comunidades que estão inseridas e contribuem para suas estratégias de Responsabilidade Social. “É importante ter processo estruturado e criterioso, selecionar ou desenvolver bons projetos com bons parceiros.
Desde 2013, a Yabá Consultoria tem transformado conteúdo das empresas em valor para a sociedade”, afirma Andrea.

As empresas do agronegócio que estejam interessadas em patrocinar a exposição Tesouros da Terra ou o projeto Inovarte nas cidades de atuação e/ou desenvolver projetos específicos com foco cultural ou socioeducativo podem entrar em contato com a Yabá Consultoria.

Exposição Tesouros da Terra – Sementes da inovação

Data: de 20 de fevereiro a 20 de abril

Horário: das 9h30 às 18h30

Local: Biblioteca de São Paulo (Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana); referência: dentro do Parque da Juventude

Obs: a Biblioteca não abre às segundas-feiras.

Sobre Andrea Moreira: CEO da Yabá, consultora e professora de ESG/Sustentabilidade para os cursos de MBA e Pós-Graduação da Universidade Mackenzie e outras, hábil em transformar temas complexos em arte e informação de qualidade.

Grupo Yabá: Criado em 2013, o grupo é composto pela Yabá Consultoria que desenvolve projetos personalizados para grandes empresas de diferentes setores. Aflora Cultural, uma produtora cultural que desenvolve exposições e projetos artísticos. Colmeia Social, uma organização sem fins lucrativos que tem o propósito de implementar projetos socioeducativos e envelhecimento ativo promovendo os direitos da criança, adolescente e idosos.

Saiba quais são os desafios da sucessão familiar no agronegócio

Sucesso e gestão: o papel estratégico da liderança no agronegócio