Pular para o conteúdo

Descubra as diferenças entre os saltos meia pata e plataforma, queridinhos das celebridades no Carnaval

Sabrina Sato, Paolla Oliveira, Viviane Araújo e Erika Januza estão entre as famosas que enfrentam horas de salto na avenida

Paolla Oliveira (Reprodução Instagram @paollaoliveirareal)

Durante o Carnaval, muitas mulheres escolhem sapatos de salto alto para compor seus looks. Sabrina Sato, Paolla Oliveira, Viviane Araújo e Erika Januza são conhecidas por abusarem do salto, demonstrando elegância e estilo nos desfiles e eventos festivos.

Entre as opções mais usadas pelas celebridades, os sapatos de salto meia pata e plataforma se destacam e embora pareçam semelhantes, possuem diferenças estruturais que influenciam na estabilidade e no conforto durante uma noite de samba.

Viviane Araujo (Reprodução Instagram @araujovivianne)

 

A principal diferença entre o salto meia pata e o salto plataforma está na estrutura do calçado e na distribuição da altura ao longo do solado.

“O salto meia pata combina sofisticação e altura ao incluir uma plataforma na parte frontal do sapato, enquanto a parte traseira mantém uma elevação maior. Esse design reduz a tensão no pé em comparação com os saltos tradicionais, proporcionando mais conforto.

Sabrina Sato (Reprodução Instagram @sabrinasato)

 

Por isso, é comum em modelos elegantes como scarpins e sapatos sociais. Apesar de oferecer mais equilíbrio e suporte, o salto meia pata ainda exige certa adaptação para quem pretende usá-lo por longos períodos, como em festas ou no samba”, explica Cibele Fernandes, gerente de marketing da Pixolé, rede de lojas com mais de 48 anos no segmento de calçados.

Com relação ao salto plataforma, Cibele explica que o modelo traz uma estrutura inteiriça, com a mesma altura do início ao fim da sola.

“Esse formato deixa o pé nivelado, garantindo mais estabilidade e flexibilidade ao caminhar. Por ser mais confortável e prático, é bastante usado em botas e calçados casuais. A base mais larga das plataformas distribui melhor o peso do corpo, reduzindo a pressão nos pés, trazendo conforto e mais equilíbrio ao sambar”, completa.

Erika Januza (Reprodução Instagram @erikajanuza)

 

A gerente destaca ainda que muitos modelos são projetados com palmilhas acolchoadas e soladas que absorvem impacto, impedindo o cansaço ao longo das horas e que o ajuste do sapato também faz diferença. Modelos com tiras bem-posicionadas ajudam a segurar o pé com firmeza, evitando torções e permitindo maior segurança nos movimentos rápidos e precisos do samba.

“A escolha entre os dois modelos depende do nível de conforto desejado e da experiência de quem usa. Enquanto o salto meia pata combina sofisticação e altura, o salto plataforma traz mais estabilidade e praticidade. O ideal é encontrar o modelo que se adapte ao seu estilo e sambar sem preocupações”,finaliza.

Serviço:
Calçados com vendas online para todo o Brasil e pagamento em 10 vezes sem juros – www.pixole.com.br