Pular para o conteúdo

Mitos e verdades: tudo o que você sempre quis saber sobre energia solar

Sustentabilidade: entenda o que é e como funciona a taxa de energia solar 
Sustentabilidade: entenda o que é e como funciona a taxa de energia solar  – Créditos: Jeremy Poland/iStock

 

A energia solar é um dos assuntos mais comentados dos últimos anos e isso não aconteceu à toa: a matriz sustentável contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pelos efeitos nocivos das mudanças climáticas e ainda pode gerar economia na conta de luz.

Em função dessas e de outras vantagens, até dezembro de 2024, o Brasil alcançou uma capacidade instalada de energia solar de aproximadamente 50,6 gigawatts (GW), representando cerca de 20,9% da matriz elétrica nacional.

Para 2025, o setor de energia solar fotovoltaica espera realizar investimentos de R$ 39,4 bilhões em todo o país para aumentar em 25,6% a sua capacidade de geração de energia elétrica em todo o território nacional, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Porém, ainda assim, há uma série de dúvidas e mitos em relação à modalidade.

Rodolfo de Sousa Pinto, presidente da AXS Energia, esclarece essas questões e traz verdades sobre o uso da energia solar nesta matéria. Confira:

Preciso investir muito dinheiro para usar energia solar.

MITO. Não necessariamente, uma vez que as cotas de energia solar permitem que você utilize energia limpa sem precisar instalar painéis em casa. Basta contratar um pacote com base no seu consumo e receber descontos na conta de luz. Esse é o principal negócio da AXS Energia, explica o presidente.

O consumidor interessado vai fazer uma simulação e a contratação com base em seu consumo usual de energia. A geração feita nas usinas da AXS entra como abatimento na distribuidora de energia e o cliente terá desconto na sua conta de luz.

A energia solar não vale a pena, é um investimento de longo prazo

MITO. Mais uma vez, se for considerada a contratação de energia solar por cotas, além de não haver necessidade de investimento e instalação de equipamentos, a economia na conta de energia é praticamente imediata.

A energia solar gera créditos para o consumidor junto às distribuidoras.

VERDADE. O excedente da energia gerada pelos módulos fotovoltaicos – seja em pequenas usinas em casa ou nas fazendas solares como as da AXS Energia – é enviado para a rede elétrica e vira bônus futuro para o usuário em sua conta de energia.

Vou ficar sem energia em dias nublados e frios, já que as usinas não devem funcionar sem sol.

MITO. Não há necessidade de luz solar intensa para que os painéis fotovoltaicos gerem energia. Com luz difusa ou sol indireto, as placas solares ainda funcionam. O que pode acontecer, pondera o presidente, é uma eficiência um pouco menor, mas ainda com grande produção de eletricidade.

O Brasil tem uma das melhores condições para geração de energia solar no mundo.

VERDADE. Em razão da alta incidência de luminosidade solar durante quase todo o ano e em praticamente todas as regiões, o Brasil é um excelente país para a geração de energia solar fotovoltaica.

Uma usina solar traz benefícios ambientais e sociais na área construída.

VERDADE. Além da geração de empregos diretos e indiretos desde a implantação até a operação das usinas, é possível gerar benefícios ambientais. A AXS Energia aproveita o espaço das usinas para o projeto “Abelhas: Um Ambiente Amigável”, em uma parceria com a Integrapis.

“Com a instalação de colmeias em usinas solares e a manutenção de plantas melíferas que favorecem a atividade de polinização, o resultado é a preservação das abelhas e da polinização de 80% dos alimentos consumidos pelos humanos”, conta o executivo. “O impacto social fica por conta da capacitação de apicultores pela Integrapis, muitos dos quais começaram sem experiência e hoje estão profissionalizados”, completa.

 

Uso de energia solar é essencial ao meio ambiente