Pular para o conteúdo

Mixer de mão ou batedeira: saiba qual atende melhor às suas receitas

Mixer de mão ou batedeira- saiba qual atende melhor às suas receitas
Ambos os eletrodomésticos facilitam a sua vida na cozinha. No entanto, quando utilizar cada um deles?

 

Nada como saborear uma sobremesa deliciosa após o almoço ou comer aquele bolo fofinho no lanche da tarde, não é mesmo? Inclusive, há pessoas apaixonadas por cozinhar, que não perdem a chance de preparar algo mais complexo, como massa de pão ou massa de pizza. Algo que pode ser trabalhoso, mas também muito gratificante — e gostoso!

Em todas essas situações, assim como no preparo de outras receitas, alguns eletrodomésticos serão essenciais para facilitar a sua rotina na cozinha. Dois dos principais deles são o mixer de mão e a batedeira, aliados clássicos dos cozinheiros que ajudam a tornar tudo mais fácil. Porém, você sabe dizer quando é mais indicado utilizar um em detrimento do outro? E sabia que para alguns preparos específicos o uso de um deles pode não ser a melhor ideia? Entenda melhor as características desses aparelhos e como utilizá-los no texto a seguir.

Mixer de mão

De certo modo, o mixer de mão é bem parecido com o liquidificador, já que ele também tem lâminas. Geralmente, o seu uso ocorre quando a receita exige a aeragem, uma prática para aumentar o volume das misturas por meio da incorporação de ar.

Desse modo, o mixer é perfeito para preparar pequenas porções sem fazer a mesma bagunça que um liquidificador faria, já que sua anatomia facilita o encaixe em copos e tigelas. Isso permite preparar um leite com achocolatado espumante e cremoso de forma mais simples e ainda é mais prático de limpar depois.

Os mixers de mão são úteis para mexer e misturar massas, pudins e molhos. São ótimos também no preparo de sucos, sopas, purês, mousses, caldos e massa de panqueca.

No entanto, não são ideais para trabalhos que exijam mais força, como triturar gelo ou alimentos mais duros como cenouras. Alimentos muito quentes e massas densas, como massa de pão, também devem passar longe do mixer.

Batedeira

Sendo assim, em quais situações o uso da batedeira é mais indicado? A diferença principal em relação ao mixer é que ela não possui lâminas, ou seja, o uso da batedeira não destrói as moléculas dos alimentos. Desse modo, é ideal para fazer misturas e bater massas aeradas, claras em neve e deixar o bolo fofo.

No geral, o seu uso é indicado justamente em receitas de bolos simples ou para bater alimentos como chantilly ou ovos. Entretanto, se o intuito é preparar massas mais pesadas (como pizzas e pães), a melhor indicação passa a ser uma batedeira planetária.

Ela é bem parecida com um modelo comum, mas o seu batedor consegue alcançar as bordas da tigela, criando uma mistura mais homogênea de todos os ingredientes. Quanto mais pesada for a massa a ser batida, mais próxima a batedeira precisa ser do modelo industrial.

Quando for escolher um modelo para sua casa, observe se ele tem modelos diferentes de batedores, se há regulagem de altura para eles, da tigela e da velocidade. Preste atenção também se o modelo é portátil (podendo ser usado sem a base) e se existem ventosas na base para melhor fixação do equipamento, proporcionando mais segurança durante o uso.

Portanto, é interessante utilizar a batedeira quando precisar bater massas que precisem de “ar” (massas fofas) ou chantilly, claras em neve e massas densas, se o modelo for planetário. Por outro lado, seu uso não é recomendado quando for preciso triturar alimentos ou misturar massas já acrescidas de fermento e massas de bolo específicas para liquidificador.