Todo mundo já ouviu falar que a cozinha é o coração da casa, sendo um cantinho especial em qualquer residência. No entanto, para que ela seja realmente acolhedora para os moradores, é importante que não perca sua funcionalidade.
Desse modo, é importante refletir sobre como aproveitar melhor os espaços desse ambiente, projetando-o para favorecer o preparo de alimentos e dispensando reformas futuras. Isso inclui desde encontrar espaços para colocar a geladeira, micro-ondas e o forno de embutir até pensar em aproveitar melhor nichos de armários. Conheça algumas dicas valiosas de como fazer isso na sua cozinha no texto a seguir.
Tenha um bom planejamento
Não adianta você querer utilizar o espaço da sua cozinha de forma inteligente se você sair comprando todos os móveis e eletrodomésticos que vir pela frente. Nesse caso, todo centímetro conta, de modo que é fundamental elaborar um bom planejamento para construir uma cozinha funcional, de boa circulação e bonita.
Nesse planejamento, considere como será a organização das partes elétrica, marcenaria, alvenaria, marmoraria e pintura. É importante conciliar as diversas instalações e fazer com que elas funcionem em conjunto. Para facilitar, você pode contratar um profissional em design de interiores para que ele possa orientá-lo corretamente sobre como fazer a melhor organização desse espaço.
Pense em uma bancada funcional
A bancada funcional é um dos principais trunfos de uma cozinha bem-planejada. O ideal é que ela seja espaçosa o suficiente para preparar uma receita e montar um prato, permitindo que a pessoa corte alimentos e faça os preparos sem problema. Ao mesmo tempo, ela deve possuir uma altura agradável para quem cozinha, de modo que a pessoa tenha a postura adequada ao cozinhar.
Porém, ao projetar a bancada, é preciso ter muita atenção com os pontos de saída de água. Utilizar bem esses pontos é fundamental para trabalhar os alimentos de maneira mais ergonômica e ter mais conforto na rotina. Além disso, preste atenção ao material, já que existem vários revestimentos que não são adequados para áreas molhadas, como o mármore. Para dar maior sensação de amplitude, as tonalidades neutras são as mais indicadas, mas as cores irão depender do gosto do morador.
Escolha eletrodomésticos com o tamanho certo
Antes de escolher os eletrodomésticos da sua cozinha, pense sempre sobre como será o uso dele na sua rotina e encontre a opção que se adeque ao espaço disponível. Se está difícil encaixar um fogão maior, você pode substitui-lo pela instalação de um cooktop na bancada e colocar um forno embutido na parede, ganhando um espaço precioso na organização do ambiente.
Nesse caso, o maior eletrodoméstico nem sempre será a melhor opção. Avalie o espaço disponível, considerando os pontos de circulação de pessoas. Aproveite para julgar também se algum eletrodoméstico é realmente necessário: a lava-louças é indispensável ou é possível abrir mão dela para ter mais espaço? Sempre pense na utilidade do dia a dia para usar apenas aquilo que é realmente necessário.
Nichos abertos oferecem mais praticidade
Uma forma de ter mais praticidade na cozinha e ainda deixá-la com um aspecto mais moderno é utilizar nichos abertos entre os armários, sobretudo aqueles superiores. Nesses nichos, a pessoa pode guardar eletros de uso rotineiro (como mix, liquidificador, cafeteira), ou bandejas com alimentos de café da manhã. Para que esses cantinhos fiquem ainda mais especiais, providenciar uma iluminação indireta deixará os nichos ainda mais bonitos.
Aposte em itens versáteis
Para gerenciar melhor o espaço da cozinha, sobretudo se ela for pequena, vale a pena sempre escolher um item que elimine a necessidade de uso de outro. Quer um exemplo prático? Uma torneira com filtro de água já dispensa a necessidade de um purificador instalado na bancada ou na pia. Uma lixeira embutida no armário ou na pia também libera um espaço visual e ainda colabora para deixar a cozinha com uma estética mais organizada e harmoniosa.