Pular para o conteúdo

Tecnologia e sustentabilidade impulsionam a produção de pepino japonês

Com soluções inovadoras produtor supera desafios, aumenta a eficiência e alcança resultados expressivos na qualidade e rentabilidade da colheita

Tecnologia e sustentabilidade impulsionam a produção de pepino japonês
Lucas Nikaido Wakayama – Hydroplan

 

A modernização no campo tornou-se indispensável para que os produtores brasileiros superem os desafios do agronegócio. Em um cenário onde o desperdício de insumos pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma safra, a tecnologia emerge como uma grande aliada. A precisão no manejo e na aplicação desses recursos é essencial para evitar desperdícios e otimizar os investimentos, tornando a produção mais competitiva e lucrativa.

A sustentabilidade e a eficiência já não são apenas tendências, mas exigências para o sucesso na agricultura moderna. Reduzir custos e aumentar a produtividade são metas que muitos produtores têm alcançado com o uso de soluções tecnológicas. Um exemplo disso é Lucas Nikaido Wakayama, produtor de pepino japonês, em Orindiúva, interior de São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência ao lado da família na lavoura, conseguiu otimizar sua produção de forma expressiva nos últimos quatro anos, ao adotar práticas inovadoras e modernas no campo.

Utilizando produtos exclusivos, o agricultor revolucionou a forma como gerencia suas plantações. Segundo Lucas, o uso das soluções apresentadas pela empresa Hydroplan-EB maximizou os resultados em suas estufas sendo um divisor de águas. “Antes, enfrentávamos grandes desafios no controle de pragas e doenças no fruto”, ressalta. ” Com a utilização do tratamento Hydroplan, percebemos uma redução significativa no descarte de frutos com defeitos, além de uma melhora na qualidade dos pepinos produzidos”.

No tratamento da safra, foi utilizada uma combinação estratégica de produtos da Hydroplan-EB para garantir o máximo desempenho e sustentabilidade. Para a proteção e saúde do solo, aplicou-se o Mikro HF. O cuidado com as mudas foi realizado com a linha especial de nutrição Thodar, que, complementada pelo fertilizante Devello, promoveu maior absorção de nutrientes, resultando em um desenvolvimento mais vigoroso das plantas. Além disso, os fertilizantes à base de Potássio (K) e Fósforo (P), aliados ao bioestimulante especial Lannoite, forneceram os nutrientes essenciais de forma eficiente. Durante o período de crescimento, a aplicação dos óleos essenciais Valko e Hapan auxiliou na defesa das plantas, reduzindo significativamente as perdas ao longo da safra.

Essas soluções combinadas trouxeram novos resultados para a safra de Lucas. “Com quase três meses de colheita, dá para antecipar que terei um aumento de produtividade de 20 a 50%, se comparado as safras anteriores, podendo chegar a 2,5 caixas de 20 Kg por pé”, afirmou. Além de reduzir custos com insumos e minimizar o descarte de frutos, houve um aumento significativo na qualidade do pepino japonês, tornando-o mais competitivo no mercado. “Resultados como este são extremamente gratificantes, pois demonstram o impacto positivo que as novas tecnologias podem trazer para o setor”, destaca Loremberg de Moraes, diretor da Hydroplan-EB.

Para José Eduardo Vetorazzo, engenheiro agrônomo e supervisor de vendas da Hydroplan-EB na região do interior de São Paulo, com 44 anos de experiência na área, a busca por novas alternativas é fundamental. “Utilizar produtos que reduzam os custos, melhorem a qualidade da produção e minimizem os impactos ambientais, ajudam o produtor a ter maior lucratividade”, afirma.

 

Sobre a Hydroplan-EB:

Com 25 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Reconhecida internacionalmente por ser referência na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola.

Mais informações em: hydroplan-eb.com

Sucesso e gestão: o papel estratégico da liderança no agronegócio