Dermatologista explica como evitar problemas na pele causados por maquiagem e alimentação
As festas de fim de ano trazem momentos de celebração, com looks e makes elaborados para brindar com pratos deliciosos à mesa as horas de comemoração. No entanto, esses excessos podem deixar marcas indesejadas na pele, como oleosidade, poros obstruídos e acne. Para evitar o chamado “efeito rebote”, alguns cuidados simples podem fazer a diferença.
De acordo com a Dra. Mayla Carbone, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso prolongado de maquiagem, principalmente em climas quentes e abafados, favorece o acúmulo de resíduos na pele e dificulta a respiração dos poros. “Para minimizar os danos, é necessário remover toda a maquiagem com um demaquilante adequado e seguir com a limpeza usando um sabonete específico para o tipo de pele”, explica. Produtos que ajudam a equilibrar o pH e controlam a oleosidade também são recomendados, assim como evitar reaplicar maquiagem sobre resíduos de produtos anteriores.
Segundo a especialista, a alimentação típica das festas, rica em gorduras e açúcares, pode piorar quadros de oleosidade e acne. “Esses alimentos estimulam as glândulas sebáceas, o que agrava a inflamação da pele. Além disso, o excesso de carboidratos simples, ou seja, aqueles que possuem açúcar refinado, podem alterar a microbiota intestinal, impactando negativamente a saúde cutânea”, enfatiza.
Para quem já apresenta sinais de acne ou oleosidade excessiva, a dermatologista sugere cuidados mais direcionados. “Recomendo apostar em produtos com ativos como ácido salicílico e niacinamida, que ajudam a controlar a inflamação e a regular a produção de sebo. Contudo, o tratamento ideal deve ser indicado por um dermatologista, considerando as necessidades específicas de cada pele”, orienta.
Segundo a dermatologista, peles oleosas tendem a sofrer ainda mais durante o período de festas, já que o calor, a maquiagem pesada e a alimentação gordurosa potencializam a produção de sebo e a obstrução dos poros.
Para evitar complicações, a médica sugere investir em produtos leves e oil-free, que ajudem a controlar a oleosidade sem ressecar a pele. “Máscaras de argila verde, por exemplo, podem ser uma opção para absorver o excesso de oleosidade e desintoxicar os poros, enquanto hidratantes em gel, recomendados para esse tipo de pele, garantem o equilíbrio necessário”, finaliza.
Sobre a especialista:
Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.
Instagram: @dramaylacarbone
Site: https://grupomaylacarbone.com.
+ Cuidados simples podem ajudar a reduzir incidência de câncer de pele
+ Como cuidar da pele oleosa: dermatologista ensina truque para conter a oleosidade da pele