Pular para o conteúdo

O que esperar para o universo dos games em 2025?

Mercado global de videogames está projetado para atingir um valor de US$ 490,81 bilhões até 2033

O que esperar para o universo dos games em 2025?
Foto de Ron Lach no Pexels

 

O mercado de games segue em constante expansão e projeta números recordes para o próximo ano devido à crescente popularidade dos jogos em dispositivos móveis, competições de eSports e avanços em tecnologia de realidade virtual e aumentada. Essa evolução reflete o papel central dos games como parte do entretenimento global, abrangendo públicos de todas as idades e gêneros.

De acordo com um relatório da The Brainy Insights, o mercado global de videogames alcançará US$490,81 bilhões até 2033. Quando olhamos especificamente para o mercado de eSports, a previsão é de que ele atinja US$ 5,27 bilhões até 2029. As principais fontes de receita incluem patrocínios, direitos de mídia, taxas de editoras de jogos, merchandising, ingressos e publicidade.

Para o CEO do Team Solid, Marcos Guerra, “a expectativa é de que o setor continue expandindo suas fronteiras, criando novas oportunidades tanto para jogadores profissionais quanto para empresas, investidores e fãs apaixonados por games”.

Uma indústria de oportunidades

O setor, que antes parecia fechado e segmentado, hoje atrai milhões de pessoas em todo o mundo. Esses indivíduos não buscam apenas jogar por diversão ou como hobby, mas também se especializar para entrar nesse mercado competitivo e lucrativo.

Essa indústria apoia mais de 1 milhão de empregos nos Estados Unidos e contribui com cerca de US$ 5 bilhões para a economia do país, segundo a The Brainy Insights.

“Este cenário é extremamente vasto, temos desde players, coach, analistas, manager, marketing, financeiro, influenciador, administrativo, comercial, etc. Todos os cargos de uma indústria convencional, somados às particulares deste mercado”, comenta Marcos.

Novas competições no horizonte

Diante deste vasto cenário, o calendário de 2025 promete eventos marcantes no cenário dos eSports. A Brasil Game Show (BGS) 2025deve retornar com inovações e um número maior de expositores internacionais, consolidando-se como a maior feira de games da América Latina.

O evento acontecerá de 11 a 15 de outubro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo. O local já é tradicional para os participantes e oferece uma infraestrutura ideal para um evento dessa magnitude, acomodando as diversas atrações.

Outra expectativa é a estreia dos Jogos Olímpicos de eSports, confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que acontecerá na Arábia Saudita.

Diferentemente do que acontece nos esportes tradicionais, o evento para games deverá ocorrer a cada dois anos a partir de 2025. Até o momento, o COI ainda não informou quais jogos farão parte das Olimpíadas e a data exata de realização do evento.

“Embora compreendamos a importância de preservar a tradição, acreditamos que o eSports oferece um novo horizonte competitivo que também exige dedicação, estratégia e habilidade. A diversidade e a natureza inovadora dos jogos eletrônicos têm o potencial de enriquecer o espírito olímpico, trazendo uma nova geração de atletas e fãs para o cenário global”, pontua Guerra.

Games inclusivos e comunidades diversas chegaram para ficar!

A inclusão é um dos pilares mais importantes para a evolução do universo dos games. As comunidades LGBTQIAPN+ têm encontrado cada vez mais representatividade em jogos que não apenas abordam questões de diversidade, mas também integram narrativas e personagens que refletem suas vivências e histórias.

“Essa abertura contribui para a construção de um espaço mais acolhedor e seguro, onde todas as pessoas jogadoras possam se sentir representadas. Além disso, empresas desenvolvedoras investem em consultorias especializadas e equipes diversas para garantir que essas experiências sejam genuínas e impactantes. O que eu gosto de falar é que as pessoas LGBTQIAPN+ já estão muito presentes no mundo dos games, tanto dentro como fora das empresas do setor , então é muito positivo financeiramente que as organizações invistam não só em contar as nossas histórias nos seus jogos, mas em iniciativas e eventos criados e organizados por fãs que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+”, afirma o especialista em Desenvolvimento de Lideranças e Saúde Mental no trabalho, Renato Herrmann.

Confira alguns jogos que conquistaram o público LGBTQIAPN+:

  • UNSIGHTED: Um RPG de ação indie que apresenta protagonistas LGBTQIAPN+ em uma narrativa envolvente e emocional, explorando escolhas e dilemas que afetam diretamente o desfecho do jogo.
  • Celeste: Aclamado pela crítica, o jogo aborda saúde mental e apresenta Madeline, uma protagonista trans que enfrenta desafios pessoais enquanto escala uma montanha mágica.
  • Night in the Woods: Este jogo indie explora temas como identidade, depressão e aceitação, trazendo personagens LGBTQIAPN+ e um enredo que conecta emocionalmente os jogadores.
  • Lake: Um jogo focado em narrativa que explora a vida e os relacionamentos em uma pequena cidade, incluindo representações LGBTQIAPN+ que se destacam por sua sensibilidade e autenticidade.

“Esses jogos são exemplos de como o mercado de games está evoluindo para abraçar a diversidade, oferecendo experiências que refletem a pluralidade da sociedade e conectam jogadores em um nível mais profundo e autêntico. Infelizmente, essa pluralidade é melhor representada em jogos Indie do que jogos que vêm de grandes empresas de games, o que significa que o alcance dessas histórias é menor do que poderia ser. É fundamental que a indústria continue investindo em representatividade para que todos se sintam vistos e valorizados”, declara Renato.

4 lançamentos aguardados para 2025

O próximo ano promete ser marcante para o mercado de games, com grandes títulos confirmados que devem atrair milhões de jogadores ao redor do mundo. Entre os lançamentos mais aguardados estão:

  • GTA 6: O novo capítulo da famosa franquia da Rockstar promete revolucionar o gênero de mundo aberto com gráficos impressionantes, uma narrativa envolvente e possibilidades de jogo sem precedentes.
  • Little Nightmares 3: Dando continuidade ao universo sombrio e enigmático da série, o jogo promete novas histórias arrepiantes e mecânicas inovadoras.
  • FBC: Firebreak: Um shooter de ficção científica que mistura ação frenética com uma história intrigante sobre sobrevivência em um planeta desconhecido.
  • Borderlands 4: O retorno da icônica série de looter-shooters, trazendo novas classes, armas e um enredo repleto de humor ácido e ação intensa.

“Os games são muito mais do que entretenimento; eles se tornaram um espaço de aprendizado, conexão e inovação. Em 2025, veremos o setor expandir suas fronteiras, não apenas tecnologicamente, mas também em termos de inclusão e impacto social. Essa evolução não só reforça a importância do mercado, mas também inspira comunidades e profissionais a explorarem novas possibilidades dentro e fora do universo digital”, finaliza Herrmann.

 

Team Solid
Time de e-sports profissional criado em 2018 por Marcos Guerra. Inicialmente jogando Clash Royale, o Team Solid foi campeão brasileiro e campeão também da NoTilt, competição internacional renomada. A empresa então expandiu suas atividades para outros jogos mobile como PUBG, Mobile Legends e FreeFire, chegando nas principais ligas de cada jogo e vencendo campeonatos de grande relevância. Continuando sua caminhada, o Team Solid entrou no mundo dos jogos de computador, investindo pesado no Counter Strike: Global Ofence (CS:GO) e agora no Counter Strike 2 (CS2), atingindo atualmente a décima posição no ranking HLTV. Com ótimos resultados e presença em torneios internacionais logo no início, a empresa está focando no Counter Strike para alçar voo nos jogos de PC.  Com crescimento acelerado e sustentável, o Team Solid está se estruturando e se posicionando como uma empresa séria e de confiança. Os sócios trazem um background de empreendedorismo, investimentos e experiência em empresas multinacionais. Saiba mais.

 

Renato Herrmann
Profissional de RH com mais de 10 anos de experiência global em Gestão de Talentos, Desenvolvimento de Lideranças, HRBP, Desenvolvimento & Aprendizado, Diversidade & Inclusão, Comunicação Interna e Aquisição de Talentos. Ampla experiência na concepção e implementação de iniciativas que se tornaram benchmarks globais em empresas globais, com atuação extensiva na América Latina, América do Norte, Europa e Reino Unido em diversas indústrias, incluindo consultoria, tecnologia (startups e grandes empresas de tecnologia) e bens de consumo. Tem como missão atual preparar a geração Z para assumir papéis de liderança, e auxiliar as empresas a se adaptarem para acolher essa geração com excelência. É CEO e fundador da Bold Minds, uma empresa global focada em auxiliar organizações a construírem ambientes de trabalho centrados na saúde mental, oferecendo consultoria, desenvolvimento estratégico, capacitação de lideranças e muito mais. É criador e apresentador do “Pedagogia do Caos”, um lugar para falar abertamente sobre o mundo do trabalho. LinkedIn.