A Receita Federal, em parceria com o Serpro, modernizou a arrecadação de tributos como IRPF e ITR, permitindo pagamentos via PIX com mais praticidade e segurança.
A Receita Federal do Brasil (RFB), em parceria com o Serpro, modernizou seus sistemas de arrecadação para permitir que tributos como o IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), o ITR (Impostos Territorial Rural) e outros impostos sejam pagos via PIX. A novidade oferece praticidade, rapidez e segurança para os contribuintes.
Como Funciona?
Os documentos de arrecadação, como o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e DAE (Documento de Arrecadação do eSocial), gerados pelo Sistema de Emissão de Documentos de Arrecadação (SENDA), agora são emitidos com um QR Code. Ao escanear esse código com o aplicativo do seu banco ou app de pagamento, você pode quitar o tributo rapidamente, a qualquer hora, inclusive em finais de semana e feriados.
Após o pagamento, o valor arrecadado é registrado em segundos e automaticamente integrado ao Sistema de Registro de Pagamentos (RDOC) da Receita Federal, garantindo a liquidação imediata do débito, como por exemplo, no Sistema de Conta Corrente de Pessoa Física (CCPF).
Por que Pagar com PIX?
De acordo com Carlos Jesus, gerente de Negócios do Serpro, além da facilidade e da rapidez de processamento do pagamento, a opção pelo Pix oferece mais segurança para o contribuinte, já que o sistema é protegido por tecnologias avançadas que garantem a integridade da transação.
A nova modalidade de pagamento que já caiu no gosto do brasileiro no comércio, também está crescendo nas transações relativas aos tributos federais. A RFB emite mensalmente mais de 70 milhões de documentos de arrecadação e, em média, 10% deles já são pagos por meio do Pix: são cerca de sete milhões de registros de pagamentos instantâneos todos os meses, abrangendo tributos federais de pessoas físicas e jurídicas.
“Operar esse fluxo integrado, desde a emissão do documento até a efetivação da liquidação do débito do contribuinte em tempo real demonstra a excelência do trabalho realizado pelo Serpro e pela Receita Federal para atender às necessidades do cidadão”, acrescenta Carlos.
“O comprometimento da equipe foi essencial para entregar uma solução que atende plenamente os desejos e necessidades dos contribuintes. Essa modernização reflete o foco constante da empresa em oferecer uma experiência prática, segura e ágil, demonstrando nossa capacidade de inovar”, completa Diego Matos de São Joaquim, gerente de Desenvolvimento do Serpro.