Pular para o conteúdo

Por que VPS e blockchain andam lado a lado?

Como servidor virtual e criptografia avançada podem tornar o tráfego de dados mais seguro

Por que VPS e blockchain andam lado a lado?
Créditos: Charday Penn/iStock

 

A segurança digital é uma das prioridades no cenário atual, em que tudo está conectado. Pessoas com más intenções e conhecimento técnico e informático podem ser capazes de acessar, vazar e roubar dados importantes e sigilosos de empresas, pessoas e até mesmo governos.

No cenário empresarial, o mesmo pode acontecer; ataques de malwares podem destruir toda uma cadeia de produção se não forem protegidos de maneira eficiente. Entre as muitas inovações neste setor, podemos citar a criação do blockchain e do VPS como maneiras seguras de armazenar e transferir dados.

O que é blockchain?

O blockchain (“cadeia de blocos”, em tradução livre) é uma forma de estruturação de dados que são distribuídos de forma descentralizada, o que permite a criação de registros digitais de toda a sorte de dados e transações de forma imutável e rastreável em todo e qualquer ponto de sua história.

Podemos fazer uma analogia entre o blockchain e um livro-razão de uma biblioteca. Cada livro fica registrado em qual estante e prateleira ele se encontra, junto de informações sobre autor, ano de lançamento e assunto; quando esse livro é retirado por um leitor, esse leitor deve assinar um livro-razão, que contém todo o histórico no qual aquele item já passou, quem retirou, quando retirou, por quantos dias e quando foi devolvido.

No blockchain, acontece a mesma coisa, porém com dados e transações bancárias com um histórico muito mais preciso. A sua grande vantagem é o fato de ser descentralizado, diferentemente dos sistemas tradicionais de armazenamento de dados, em que tudo fica guardado em um único servidor (que pode ser corrompido, queimado, roubado e hackeado). O blockchain, por sua vez, distribui centenas de cópias do histórico de dados em diversos computadores, chamados de “nós”, pela rede.

Além disso, a segurança do blockchain é garantida por meio de criptografia e um sistema de consenso transparente que apenas valida ou registra uma transação de dados quando um determinado número de máquinas está disponível para fazê-la, tornando o sistema muito mais seguro e virtualmente incorruptível, já que, uma vez que a informação é registrada, ela jamais poderá ser apagada ou alterada.

E o VPS?

O VPS é uma outra solução para hospedagem de dados sem a necessidade de um servidor central. A sua sigla significa Virtual Private Server, ou  “Servidor Virtual Privado”, em tradução livre.

O VPS é uma partição virtual de um computador de altíssima performance capaz de armazenar e distribuir grandes fluxos de tráfego e dados; esse computador é partilhado entre vários sites e empresas, assim cada um consegue usufruir da potência de tráfego dele sem a necessidade de investimento em um servidor próprio caro e centralizado.

Outra grande vantagem do VPS é que esse sistema virtual é individual, por conta dessa partição virtual. Ou seja, toda a capacidade de processamento de um servidor VPS é destinada exclusivamente a cada contratante, sem precisar dividir recursos de processamento com outras empresas e sites, como ocorre nos planos de hospedagem compartilhada, que é muito mais lenta e suscetível a invasões.

Quando combinados, o blockchain e o VPS se complementam. Atualmente se tornou comum hospedar “nós” de blockchain em um VPS. O VPSfornece a infraestrutura necessária para operar “nós” de maneira eficiente, enquanto o blockchain garante a segurança e a integridade das transações registradas.