No dia 19 de novembro, hora local, sob a presença do Vice-Presidente do Brasil, Ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Sr. Geraldo Alckmin, a maior cadeia de cafés da China, Luckin Coffee, assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
De acordo com o acordo, com base no compromisso de junho de adquirir 120.000 toneladas de grãos de café brasileiros em dois anos, a Luckin Coffee aumentará a sua aquisição em mais 120.000 toneladas. Isso significa que, de 2025 a 2029, a Luckin Coffee comprará um total de 240.000 toneladas de grãos de café do Brasil, avaliados em 10 bilhões de RMB. Este é o maior plano de aquisição de grãos de café na história da Luckin Coffee.
O cofundador, presidente e CEO da Luckin Coffee, Guo Jinyi, declarou: “Há cinquenta anos, China e Brasil iniciaram um novo capítulo de parceria ao substituir o álcool pelo café nas trocas diplomáticas. Cinquenta anos depois, o café tornou-se um símbolo da amizade sino-brasileira, criando vastas oportunidades de colaboração industrial entre as duas nações. Ao entrarmos nos próximos ’50 Anos Dourados’ das relações sino-brasileiras, a Luckin Coffee aspira ser uma ponte para a integração e o intercâmbio na indústria do café. Nosso objetivo é chamar a atenção do mundo para a qualidade superior e o sabor do café brasileiro, espalhando o seu aroma por todo o globo.”
Victor, Gerente-Geral do Escritório Ásia-Pacífico da ApexBrasil, destacou que, com o rápido crescimento do mercado de consumo de café na China, a Luckin Coffee, como um dos maiores importadores de grãos de café brasileiros no país, tem desempenhado um papel crucial na promoção de uma colaboração profunda na indústria cafeeira entre China e Brasil. O Memorando de Entendimento (MOU) para aquisição de grãos de café assinado entre o Brasil e a Luckin Coffee representa o maior acordo de compra de café até hoje firmado entre o Brasil e uma empresa chinesa.
O contínuo crescimento do comércio bilateral entre China e Brasil criará mais oportunidades de negócios, gerará empregos e melhorará a qualidade de vida das populações de ambos os países. Olhando para o futuro, ambas as partes trabalharão juntas para promover a inovação tecnológica, melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a eficiência produtiva, beneficiando, em última análise, os povos de ambos os países.
Como a maior cadeia de cafés na China em número de lojas, a Luckin Coffee tornou-se, nos últimos anos, um dos principais importadores de grãos de café brasileiros no mercado chinês. Sua colaboração com diversos stakeholders brasileiros nos setores econômico, comercial e cultural tem se aprofundado significativamente.
Além de aumentar os volumes de aquisição, a Luckin Coffee firmou uma parceria com a Embaixada do Brasil este ano para lançar o Festival da Cultura do Café do Brasil da Luckin, organizando uma série de salões de degustação profissional com vencedores do Campeonato Mundial de Baristas (WBC). A empresa também concluiu com sucesso a etapa brasileira da Luckin Global Coffee Bean Exploration Tour. Ademais, a Luckin Coffee inaugurou recentemente sua primeira loja temática dedicada ao Brasil e estabeleceu o Museu do Café do Brasil da Luckin, reforçando seu compromisso com a promoção da cultura cafeeira brasileira.
Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a Luckin Coffee também estabeleceu o Escritório Luckin Brasil, o Centro de Apoio a Produtores da Luckin Brasil e a Base de Cultivo de Alta Qualidade da Luckin Coffee. Essas iniciativas fortalecerão ainda mais as capacidades da Luckin Coffee no controle de qualidade a montante da cadeia de suprimentos e apoiarão a exploração e implementação de padrões de certificação de café sustentável. Esses esforços estabelecem uma base sólida para o desenvolvimento contínuo de uma cadeia de suprimentos global de alta qualidade pela Luckin Coffee.
A Luckin Coffee afirmou que continuará contribuindo ativamente para o desenvolvimento inovador da indústria global de café, integrando recursos premium em todo o mundo e construindo um sistema de cadeia de suprimentos de café de classe mundial. A empresa mantém seu compromisso com a visão de se tornar uma marca de café centenária, de destaque e renome mundial.