Com provas marcadas para 3 e 10 de novembro, recomendação é de foco nos estudos, simulações e organização do tempo para garantir um bom desempenho
Com mais de 4 milhões de inscritos, um crescimento de 9,95% nas inscrições em relação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro. Para um bom desempenho, é fundamental que os candidatos se organizem, elaborem cronogramas de estudos, mantenham a calma e reservem períodos para descanso nos dias que antecedem as provas.
Segundo Daniela Coccaro, diretora pedagógica do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho, é essencial que os estudantes se organizem e priorizem suas demandas nesta reta final. “É preciso ajustar a agenda para que caiba tudo – os momentos de lazer, com a família, amigos e o estudo. Cabe à escola dar todo esse suporte para o aluno que quer ir além do Enem. E precisa estar preparado para dias antes da prova não bater o desespero”.
A participação em grupos de estudo é uma alternativa eficaz, especialmente para revisões. “Grupos de estudos monitorados por professores, onde os alunos podem se aprofundar e receber auxílio com conteúdos mais complexos, podem proporcionar mais segurança e experiência com as possíveis questões que possam cair na prova. E ajuda na revisão final, antes do exame”, complementa.
Outra dica é ampliar o repertório de conhecimento, especialmente em relação à redação. “Esse ponto é fundamental, já que a redação tem um peso de mais de 20% no Enem. Além disso, as questões de Matemática, que também impactam significativamente na nota final, precisam estar no alvo de quem quer se destacar”, orienta. “Apostar em simulados é essencial. É preciso fazer simulados para que a prova do Enem não seja ‘nenhuma surpresa’”, completa Daniela.
Foco e organização
Diego Almeida Monsalvo, coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue de Santos, destaca a importância de foco e organização nos dias que antecedem o Enem. “É preciso estudar com organização, entendendo qual é o melhor método para você. Nem todos conseguem estudar no horário exato que gostariam, seja por compromissos de trabalho, estudos ou cursinhos. No entanto, é fundamental destacar que um estudo eficaz e produtivo requer método”.
Ainda durante a revisão, ele enfatiza a importância dos simulados, que ajudam a compreender a estrutura das provas, o estilo das questões e a praticar estratégias eficazes. Além disso, é fundamental estar atento à veracidade do conteúdo estudado, como as notícias, por exemplo. “Ao escrever, evite se basear em informações falsas, as ‘fake news’. Verifique a veracidade das informações para garantir a qualidade dos seus argumentos na redação”, orienta.
Ele ressalta, ainda, a importância de fazer pausas durante os estudos e repensar a ingestão de certos alimentos antes dos dias de prova. “Não desanime com o cansaço. É normal se sentir cansado ou entediado durante os estudos. Faça pausas, levante-se, caminhe um pouco e se hidrate para recarregar as energias. Alimente-se bem. Não exagere na utilização da cafeína e dos energéticos; eles podem gerar mais excitação e hiperestimulação, atrapalhando sua atenção e concentração”, conclui.
Confira algumas dicas para o Enem:
- Organize a agenda: Ajuste seu cronograma para incluir momentos de lazer, estudo e tempo com a família e amigos. Manter um equilíbrio é fundamental para evitar o estresse na reta final;
- Participe de grupos de estudo: Esses grupos podem ajudar na compreensão de conteúdos complexos e proporcionar prática com questões que podem aparecer na prova;
- Amplie o repertório: Foque em melhorar suas habilidades de redação e amplie seu conhecimento em Matemática, já que ambos têm grande peso na nota final do Enem;
- Realize simulados: Faça simulados para se familiarizar com a estrutura da prova e as diferentes abordagens das questões. Isso ajudará a reduzir a ansiedade no dia do exame;
- Faça pausas e cuide da alimentação: Não esqueça de se levantar, caminhar e se hidratar durante os estudos. Além disso, evite excessos de cafeína e energéticos, pois podem prejudicar sua concentração.
Sobre Daniela Coccaro
Graduada em Química e mestre em Biomonitoração Ambiental e Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, é professora de Química desde 1996. Foi coordenadora de série e de Projeto Científico do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho e atua como diretora pedagógica do Ensino Médio e orientadora educacional da 3ª série na mesma instituição.
Sobre Diego Almeida Monsalvo
Diego Almeida Monsalvo é professor de Filosofia e coordenador do Ensino Médio do Colégio Progresso Bilíngue de Santos. Possui mais de duas décadas de experiência na área educativa. É escritor e articulista, formado em Filosofia e mestre em Educação. Dentre seus livros, destacam-se: “Pensar a história com Nietzsche”, “Dissecando o líder” e “Filosofia Urgente”
Sobre a Escola Lourenço Castanho
Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.
Sobre o Colégio Progresso Bilíngue
Fundado em Campinas em 1900, por um grupo de cafeicultores que queriam garantir às filhas acesso à formação de excelência, o Colégio Progresso caracterizou-se como uma escola forte desde a sua criação e logo passou a atender também às famílias dos grandes cafeicultores do Brasil, firmando-se como referência de colégio interno para meninas, leigo e progressista. Daí o nome, Progresso. Para além da excelência acadêmica, a escola garante a formação de valores humanos, que a diferenciam e colocam em perfeita sintonia com as exigências do mundo atual. Em 2017, a instituição implementou a formação Bilíngue, que está entre as 40 melhores do Brasil e 12ª melhor do Estado de São Paulo, de acordo com os resultados obtidos no ENEM 2019.