O documentário “Sabores de Guaíra: Histórias na Cozinha” participa da Mostra de Cinema Livre de Uberlândia, destacando o episódio “Herança Italiana, Memórias na Varanda”, que celebra o legado gastronômico de Vovó Landa e leva a riqueza cultural de Guaíra para além de suas fronteiras.
“Sabores de Guaíra: Histórias na Cozinha” está competindo na Mostra de Cinema Livre de Uberlândia (MOLIUDI), na categoria “Ocupe a Tela”. Uma produção que nasceu com o objetivo de resgatar e valorizar as histórias e sabores que moldam a identidade de Guaíra, agora rompe fronteiras, levando o nome da cidade para outros estados, fomentando o turismo gastronômico local.
Desta vez, o destaque vai para o episódio “Herança Italiana, Memórias na Varanda”, que conta a história emocionante de Vovó Landa. Suas memórias e tradições são revividas por meio de receitas e momentos compartilhados, onde o sabor e a qualidade do legado familiar reverberam até os dias de hoje. A trajetória dessa matriarca não apenas enriquece nossa gastronomia, mas também simboliza o quanto nossas origens são fundamentais para a cultura de Guaíra.
Ana Laura, produtora do documentário, compartilha a motivação que deu origem ao projeto: “Quando tivemos a ideia de fazer este documentário, nosso objetivo principal foi a valorização dos povos e suas culturas que estão na base da formação da nossa cidade. E evidênciar aquelas histórias que ouvia dos meus avós, dos meus pais e das minhas próprias vivências. Guaíra é nossa terrinha, nosso quintal, aqui tem muita qualidade, mas que às vezes fica somente nos bastidores. Queremos mostrar para o mundo o que temos de melhor!”
A roteirista Maíza Tuissi complementa: “Poder colocar em prática todo o conhecimento que busquei em minha trajetória acadêmica foi maravilhoso. Fico emocionada por poder contar histórias reais. Todo o processo foi muito valioso, me sinto privilegiada por fazer parte de um projeto que celebra, com tanto amor, as pessoas, receitas e raízes.”
Com sua participação no MOLIUDI, Sabores de Guaíra não apenas exibe a altíssima qualidade da gastronomia local, mas também posiciona a cidade como um destino de cultura, sabores e histórias que merecem ser conhecidos além de suas fronteiras. É um exemplo de como Guaíra pode se abrir cada vez mais para as novidades e expressões culturais, oferecendo oportunidades a todos os que carregam talento e paixão. O documentário, além de ser uma ponte poderosa entre Guaíra e o mundo, também representa a força de nossas raízes, transformando-se em um símbolo de qualidade e tradição.
A mostra ocorrerá no dia 23/10/2024, às 18h00 no Teatro Nininha Rocha do Centro Cultural de Uberlândia.
É importante ressaltar que esse projeto foi financiado com Recursos do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo no ano de 2023, através de repasse da Prefeitura Municipal de Guaíra, por meio do Departamento de Cultura.
Assista:
+ Sabores de Guaíra: Desvendando a Identidade Gastronômica de um Tesouro Cultural
Sabores de Guaíra: Desvendando a Identidade Gastronômica de um Tesouro Cultural