Pular para o conteúdo

Sono de qualidade é aliado na reta final do Enem, afirma biomédico

Principal regulador das funções biológicas do corpo humano, o sono tem influência direta na concentração, memória e capacidade de raciocínio

Sono de qualidade é aliado na reta final do Enem, afirma biomédico
Image by freepik

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontece nos dias 3 e 10 de novembro e reunirá cerca de 5 milhões de estudantes, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), empenhados em um objetivo: o de obter excelente resultado que os ajude no ingresso ao ensino superior.

Criar um cronograma de estudo, conhecer o formato da prova aplicada em anos anteriores, aperfeiçoar técnicas de redação e se alimentar de forma saudável são dicas valiosas para o bom desempenho na hora da prova. Mas, o que também não pode ser negligenciado pelos estudantes, antes e no dia da avaliação, é uma boa noite de sono.

Dr. João Leonardo, biomédico e coordenador do curso de Biomedicina e Psicologia da Faculdade Anhanguera, explica que noites mal dormidas provocam uma série de problemas e mudanças no organismo. “Um sono de baixa qualidade deixa a pessoa lenta, provoca fraqueza no sistema imunológico, perda de memória de curto prazo, obesidade, envelhecimento precoce, diabetes, ansiedade, hipertensão e falta de apetite e entre outros.

Além disso, é um conhecido fator de diminuição da capacidade de concentração, e nesse caso, o de preparação para uma prova, pode resultar em baixo rendimento, comprometendo o êxito do estudante junto as atividades”, cita o especialista.

Para melhorar a qualidade do sono, o biomédico sugere a adoção de alguns hábitos simples:

– Crie um ambiente de sono com pouca luz;

– Desligue a televisão, celular e computador na hora de dormir;

– Não beba ou coma alimentos com cafeína a noite;

– Reduza as atividades com alto nível de estímulos físicos e mentais;

– Tome um banho quente antes de dormir.

As horas de sono geram impactos significativos no desempenho dos estudantes já que ele é fundamental para o funcionamento adequado do cérebro, auxiliando na concentração, memória e habilidade de raciocínio. “É durante o sono que o cérebro processa e organiza as informações aprendidas durante o dia; sem ele os níveis de estresse e ansiedade podem ser alterados e o nervosismo afetará o estado mental e de humor do candidato”, esclarece o professor.

Nem por uma noite badalada com os amigos, nem por horas extenuantes de estudo madrugada adentro! O especialista ressalta que é preciso equilíbrio para manter o sono em dia, já que ele é o principal regulador das funções biológicas do corpo humano.

Mais sobre ENEM:

Como gabaritar em Linguagens no Enem: dicas essenciais de uma especialista para arrasar na prova

Reta final para o Enem 2024: veja 8 dicas de preparação para a prova