Pular para o conteúdo

MS passa a usar o Yoga como atividade extracurricular em escolas públicas. Como a prática pode ajudar no aprendizado?

O Yoga ajuda a manter a concentração, reduz o estresse e ajuda a desenvolver a disciplina, afirma o naturopata e professor de Yoga, Ravi Kaiut

MS passa a usar o Yoga como atividade extracurricular em escolas públicas. Como a prática pode ajudar no aprendizado?

O governo de Mato Grosso do Sul (MS) lançou um edital para selecionar professores de Yoga que darão aulas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. As inscrições estão abertas até sexta-feira (19).

Para se candidatar, é necessário ter graduação em licenciatura em qualquer área, formação em yoga com no mínimo 200 horas, experiência de pelo menos um ano como instrutor de Yoga e ser associado à Associação de Professores de Yoga.

Como o Yoga pode ajudar no aprendizado?

De acordo com o professor de yoga, especialista no Método Kaiut Yoga, naturopata e entusiasta por saúde e bem-estar, Ravi Kaiut, a prática pode reduzir o estresse e aumentar a concentração, facilitando o aprendizado.

O yoga pode ajudar muito no aprendizado, pois além de aumentar a capacidade de foco, o que já ajuda a estudar melhor, também combate o estresse, que pode dificultar muito a apreensão de novos conteúdos”.

Com as técnicas de respiração, pranayama, o Yoga relaxa a mente, diminuindo a ansiedade, quando estamos mais calmos, conseguimos focar melhor nas tarefas e aprender com mais facilidade”.

Mas talvez o elemento mais importante seja a maior disciplina e autocontrole que o Yoga ajuda a desenvolver. Como a prática também traz consigo todo um estilo de vida que exige compromisso, com uma alimentação mais regulada, com reserva de horários para atividade física, com a prática de Yoga regular, ajuda a formar um maior senso de disciplina e compromisso, que é fundamental para os estudos”, explica Ravi Kaiut.

Os editais para Yoga nas escolas

Os interessados devem entregar pessoalmente um envelope lacrado – com formulários de inscrição e proposta técnica, além de cópias autenticadas da documentação, como identidade, diploma de licenciatura, comprovantes de formação e experiência em yoga, e vínculo à Associação de Professores de Yoga – identificado como “PROCESSO SELETIVO AULAS DE YOGA”, no protocolo da Setesc, Av. Fernando Correa da Costa, 559, Centro, Campo Grande.

Confira o edital completo (AQUI).

Sobre Ravi Kaiut

Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.

Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga  em Curitiba.