Pular para o conteúdo

Mhnet expandirá internet no Sul e beneficiará escolas públicas

Mhnet expandirá internet no Sul e beneficiará escolas públicas
Image by rawpixel.com on Freepik

 

O provedor Mhnet internet planeja conectar 28 mil novas residências em 36 cidades do Sul e ampliar os serviços para escolas públicas, beneficiando 9,1 mil estudantes. O anúncio foi feito após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovar, no fim de agosto de 2024, um financiamento de R$ 60 milhões, oriundos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O recurso será utilizado para expandir a rede de internet fibra óptica da companhia, com foco especial nas instituições de ensino da região.

O projeto prevê a construção de 874 km de novas linhas de fibra óptica e a manutenção de conexões de internet em 57 escolas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com um contrato de no mínimo dois anos. A empresa calcula que a nova infraestrutura permitirá alcançar 28 mil novas conexões em 36 municípios.

Além disso, o plano da Mhnet, financiado pelo Fust, inclui a instalação de fibra óptica em localidades como o município de Arabutã (SC) e regiões industriais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, adicionando mais 70 km de rede.

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que a Mhnet internet possuía 335,6 mil acessos de internet até junho deste ano. A empresa está entre as sete maiores provedoras de banda larga fixa no Sul do Brasil. Em maio, parte da sua infraestrutura foi danificada pelas enchentes, mas os reparos já foram concluídos com recursos próprios.

Atualmente, a Mhnet internet atua em 398 cidades, não só na região Sul, mas também em localidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O BNDES destacou que, desde outubro de 2023, já aprovou R$ 616,7 milhões em financiamentos para dez projetos do Fust, beneficiando 215 municípios de 12 estados, incluindo Bahia, Ceará e Minas Gerais. Esses projetos contemplam a expansão da internet em 227 escolas públicas, impactando mais de 29 mil alunos.