A mostra, que reúne ilustrações, histórias em quadrinhos e textos informativos, pode ser apreciada, gratuitamente, no Setor Terra Vermelha do empreendimento, entre os dias 19 de setembro e 31 de outubro
O RibeirãoShopping recebe a exposição “Hanseníase: uma doença primariamente neurológica”, que tem a finalidade de alertar e informar a população sobre a doença. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada entre os dias 19 de setembro e 31 de outubro, no Setor Terra Vermelha do empreendimento.
A exposição, organizada pelo médico doutor em clínica médica, dermatologista e especialista em hanseníase, Dr. Fred Bernardes Filho, com o apoio da Nova Bene – Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto -, reúne 23 painéis com ilustrações, histórias em quadrinhos e textos informativos sobra forma de transmissão, principais sinais e sintomas, exames complementares e tratamento.
A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés rosto, orelhas, olhos e nariz. O diagnóstico precoce da hanseníase evita sequelas e o tratamento quebra a cadeia de transmissão logo após ser iniciado. Os sintomas da hanseníase são formigamento, dormência, câimbras noturnas, dor no trajeto dos nervos como se fosse choque elétrico, sensação de agulhada, queimação tipo brasa na pele, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição de sensibilidade, perda focal de pelos, pequenos ou grandes caroços, entre diversos outros.
Diversas ações que envolvem treinamento de profissionais de saúde e busca ativa no estado de São Paulo refletem uma situação preocupante. Apesar de oficialmente o estado de São Paulo ter conseguido eliminar a hanseníase como problema de saúde pública em 2006, a doença persiste como endemia oculta, inclusive nas regiões mais ricas do estado.
Um exemplo é o que está ocorrendo em Ribeirão Preto, onde desde 2016 observa-se um aumento no número de casos de hanseníase diagnosticados, sendo que, em 2021 foram confirmados mais de 200 casos novos, classificando a cidade com alta endemia. O problema não é a falta de notificação, mas sim a falta de diagnóstico, uma realidade em todos os municípios. “O aumento no número de casos em Ribeirão Preto é reflexo de maior compromisso no enfrentamento da doença”, acrescenta o médico Fred Bernardes Filho.
Para mais informações acesse www.ribeiraoshopping.com.br, pelas redes sociais @ribeiraoshopping ou pelo app Multi.