A região oeste paulista deve alcançar os maiores índices de temperatura, chegando a 39ºC com URA abaixo dos 25%, em Presidente Prudente e Marília.
Nos próximos dias, o Estado de São Paulo será dominado por um clima seco e sem previsão de chuvas, com elevação gradual das temperaturas, que trarão sensação de calor e ambiente abafado em todo o território paulista. Com isso, a Defesa Civil do Estado renovou até o próximo sábado (14/09) o alerta de risco elevado de incêndio para todo o Estado.
Como o tempo estará seco, os índices de umidade relativa do ar (URA) devem cair no período da tarde, aumentando o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. Por conta desse cenário, o risco de incêndios é elevado e requer atenção especial em áreas de vegetação seca devido ao risco para queimadas.
A região oeste paulista deve alcançar os maiores índices de temperatura, chegando a 39ºC com URA abaixo dos 25%, em Presidente Prudente e Marília. No sudeste, Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as temperaturas máximas devem chegar a 34°C com URA abaixo dos 25%. Em Franca, Barretos e Ribeirão Preto, temperaturas máximas de até 36°C, com URA abaixo dos 25%. Para São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem ficar na casa dos 38 °C, com URA abaixo dos 20%.
Para a Região de Itapeva, máxima de 32º C e URA abaixo dos 30%. Na Região do Vale do Paraíba, a temperatura máxima alcança os 33º C com URA abaixo dos 30%. Na Região da Serra da Mantiqueira, a temperatura máxima chega aos 26º C e a URA fica abaixo dos 30%.
O Mapa de Risco, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do território paulista.
O gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio no estado de SP. Nesta terça-feira (10/09), o CGE contabilizava 10 focos de incêndio em todo o território paulista.
Orientações gerais à população:
• Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça densa, saia imediatamente da área e busque abrigo seguro. Informe o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199)
• Redobre a atenção ao dirigir.
• Evite atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo. Caso seja inevitável, reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.
• Evite se deslocar pelas rodovias e rotas com interdições. Se for necessário, busque rotas alternativas seguras.
• Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais.
• Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas.
• Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo. Faça descarte adequado de seus resíduos.
• Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb.
• Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais.
Cadastre-se para receber os alertas da Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.
saiba mais:
> Queimadas em SP: empobrecimento do solo pode ser consequência grave
> Entenda como as queimadas impactam o fenômeno dos rios voadores
> Saiba quais são as principais medidas preventivas para evitar queimadas em áreas urbanas e rurais