Pular para o conteúdo

Dia Mundial sem Carro: Unibes aborda mobilidade urbana

Mobilidade, Cidades e Cultura pautam evento que reúne especialistas em torno de ideias e iniciativas no dia 22/09, reforçando compromisso da instituição com o Pacto Global – Rede Brasil

UNIBES Cultural promove 2º Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade no Dia Mundial Sem Carro

A Unibes Cultural, um dos mais importantes centros culturais de São Paulo, apresenta a 2ª edição do Festival de Cultura, ESG e Sustentabilidade. Este ano, o evento foi estrategicamente agendado para o Dia Mundial Sem Carro, alinhando-se perfeitamente ao tema central: MOBILIDADE, CIDADES E CULTURA.

Com curadoria do professor Marcus Nakagawa, o festival tem como objetivo promover um movimento ativo e colaborativo para transformar as cidades em espaços mais inclusivos e sustentáveis. Esta iniciativa reforça o compromisso da Unibes Cultural com o Pacto Global – Rede Brasil, demonstrando um esforço contínuo em prol do desenvolvimento sustentável.

Por que Mobilidade? Os carros, símbolos da cultura de massa do século XX, representam status e conveniência, mas também contribuem para os grandes congestionamentos e poluição nas cidades. A proposta do festival é ir bem além desse conflito, a fim de explorar a mobilidade urbana como uma questão cultural, necessária para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e acessíveis. Vamos repensar os modos de transporte, promovendo alternativas coletivas, como transporte público, ciclismo e o caminhar, além de garantir espaços urbanos que favoreçam a circulação de pessoas com diferentes graus de mobilidade.

Ainda no dia 22 de setembro, o festival abrigará a 5ª edição da Feira Mente Empreenda na Unibes Cultural, com foco na Sustentabilidade, das 12h às 19h. Dessa vez, a iniciativa reunirá empreendedores criativos comprometidos com a economia verde. Além de desfrutar de rodas de conversa com especialistas e oficinas práticas, o público encontrará uma variedade de produtos sustentáveis, como bolsas, roupas e acessórios multifuncionais para mobilidade urbana e bioembalagens, entre outros itens.

As feiras artesanais são uma excelente vitrine para a produção econômica e cultural da comunidade, impulsionando e fortalecendo a economia local.

Destaques do Festival:

  • Rodas de Conversa: Especialistas em mobilidade discutem temas como transporte público, ciclismo urbano, acessibilidade e muito mais.
  • Mostra de Filmes: Exibição de curtas-metragens focados em mobilidade urbana.
  • Mobilidade Ativa: Conectando Pessoas e Espaços: Imagens que capturam o caminhar como um importante meio de transporte.
  • 5ª Edição da Feira Mente Empreenda Unibes Cultural – Sustentabilidade: Produtos da economia criativa e alimentos saudáveis em destaque.

PROGRAMAÇÃO:

10h – Abertura do Festival

11h às 12h30 – Roda de Conversa

  • Carolina Ignarra (Grupo Talento Incluir)
  • Denise Silveira (Jornalista)
  • Giane Martins (projeto Ciclovia Musical)
  • Luis Villaça Meyer (Presidente Instituto Cardial)
  • Mediação: Lupércio Tomaz (Diretor da Rádio Sobre Rodas)

14h às 15h30 – Roda de Conversa

  • Eduardo Abramovay (MOBIFILM – Festival de Filmes sobre Mobilidade)
  • Tatiana Barp (Instituto Corrida Amiga)
  • Mediação: Lupércio Tomaz (diretor da Rádio Sobre Rodas)

12h às 19h – 5ª Feira Mente Empreenda – Sustentabilidade

Sessões de Curtas-Metragens MobiFilm

  • 15h30
  • 17h00
  • 18h00

Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Horário: das 12h às 19h

CONVIDADOS(AS):

Denise Silveira, 56 anos, é jornalista gaúcha radicada em São Paulo. Atuou como roteirista e editora de texto nos principais veículos de comunicação do país. Atualmente, colabora como diretora de audiovisual e assessora de imprensa da Ciclovia Musical e Caminhada Musical. Denise desenvolve o projeto de fotojornalismo “Ocupação Bicicleta”, focado na cultura da bicicleta como meio de transporte, com exposições realizadas em São Paulo (2021), Salvador (2023) e Porto Alegre (2021/2024). Recebeu seis prêmios nacionais e internacionais pelo curta “Alma de Bicicleta” (2020) e foi a primeira mulher jornalista a documentar, no CDP Jundiaí, a formação de detentos em mecânica de bicicletas, resultado no curta “Bicicleta e Liberdade”, que lhe rendeu o prêmio de Direitos Humanos no Paris Lady Movie Makers Festival (2023).

Lupércio Tomaz é graduado em Publicidade e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Em 1990, fez estágio no setor de comunicações da Peugeot, em Paris. No Brasil, trabalhou no Caderno Veículos da Folha de São Paulo e na assessoria de imprensa do Grupo Mesbla/Mazda. Entre 1994 e 2015, atuou na Universidade de São Paulo, ocupando os cargos de Assessor de Imprensa do Reitor e Diretor de Marketing. De 1997 a 2022, produziu e apresentou o “Boletim Mobilidade” na Rádio USP. Criou, em 2017, a Rádio Sobre Rodas, primeira webradio focada em mobilidade e sustentabilidade. Desde 2015, se dedica à atividade de palestrante, com a apresentação “O Trânsito Nosso de Todo Dia”, que promove boas práticas de convivência entre condutores e pedestres.

Carolina Ignarra é uma das principais especialistas em diversidade, inclusão e pessoas com deficiência no Brasil. É CEO e sócia-fundadora do grupo Talento Incluir, uma consultoria que já inseriu mais de 8 mil profissionais com deficiência no mercado de trabalho. Defensora do trabalho como a forma mais digna de inclusão, Carolina acredita que a independência financeira é essencial para a liberdade.

Tatiana Nara Barp Emygdio
Tatiana Nara Barp Emygdio é Coordenadora de Projetos no Instituto Corrida Amiga, onde aplica metodologias focadas em mobilidade ativa e cidades saudáveis. Adepta da mobilidade a pé, Tatiana é bacharel em Design de Interiores (Belas Artes), Lazer e Turismo (EACH/USP), e graduanda em Pedagogia (UNIVESP). Sua atuação inclui projetos em escolas, CCAs, Sesc, empresas privadas, órgãos públicos e apoio na incidência política para cidades mais democráticas e inclusivas. Tatiana acredita no potencial da educação comunitária para emancipar pessoas e promover atitudes saudáveis para o bem-estar da comunidade e do planeta.

Eduardo Abramovay é fundador da produtora VídeoVerso, criada em 1982 e pioneira no movimento de renovação do audiovisual brasileiro. VídeoVerso se destacou em um momento de crise do cinema nacional, produzindo documentários premiados nos primeiros Festivais Vídeo Brasil. Eduardo produziu clipes e programas de TV para grandes emissoras, incluindo TV Globo, TV Bandeirantes e TV Manchete. Com uma carreira marcada por inovação e prêmios, ele foi um dos responsáveis pela revitalização da produção audiovisual no Brasil. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo, dedicando-se a novos projetos no campo do audiovisual.

Giane Martins é fundadora da Agência ArteMatriz Soluções Culturais e criadora dos projetos Ciclovia Musical e Caminhada Musical para a Terceira Idade. Com formação em Música/Oboé pela USP e pós-graduação artística na Escola Superior de Música de Stuttgart, Giane possui um MBA em Bens Culturais pela FGV/SP e um Nanodegree em Startup Founder pela Udacity. Em 2017, foi Diretora Executiva do Instituto Baía dos Vermelhos em Ilhabela. Giane também participou de programas de aceleração de negócios e foi selecionada para apresentar o Ciclovia Musical na Velo-City 2022. Ela integra práticas sustentáveis em suas iniciativas culturais, unindo gestão, inovação e sustentabilidade.

Luis Villaça Meyer é engenheiro, com pós-graduação em Gestão de Negócios, e experiência como executivo em indústria nacional e multinacional de grande porte, e empreendedor nas áreas de serviços, educação, cultura e terceiro setor. É presidente do Instituto Cordial de Desenvolvimento Social, e do Conselho da Escola Vera Cruz. Também ocupa o posto de segundo coordenador geral do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais.

Curador:

Marcus Nakagawa é doutor em sustentabilidade, autor premiado com o Jabuti, mentor, TEDx speaker e palestrante em sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. É professor de Graduação e MBA na ESPM, coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, e professor convidado do MBA da Fundação Dom Cabral e da PUC/RS. Marcus é também o idealizador e atual presidente da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Parceiros: ABRAPS, MobiFilms, Instituto Corrida Amiga

UNIBES CULTURAL NO PACTO GLOBAL

O pilar Cultura, ESG e Sustentabilidade foi criado para promover uma programação cultural que integre os temas Governança, Ambiental e Social com a Cultura, estabelecendo um diálogo com os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Atenta a essa realidade e ciente de sua responsabilidade em conscientizar e mobilizar funcionários, parceiros e público, a Unibes Cultural passou a integrar em julho deste ano o Pacto Global, reforçando seu compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Neste semestre, a instituição implementará um plano de gestão sustentável, conduzido pela Casa Causa. A iniciativa envolve atividades de conscientização, instalação de pontos de coleta seletiva, coleta semanal especializada de resíduos recicláveis e orgânicos, relatório de Impacto, entre outras.

Além do festival que celebra o Dia Mundial Sem Carro, em setembro, a agenda da Unibes Cultural programou para os meses seguintes outras atividades sobre questões cruciais ao meio ambiente, como consumo consciente, aquecimento global e os resultados da COP 29, programada para novembro no Azerbaijão.

Na Unibes, o voluntariado também é entendido como ferramenta vital de transformação social. Essas iniciativas visam não apenas a sensibilizar, mas também a incentivar e capacitar os participantes para enfrentar os desafios da sustentabilidade em suas respectivas áreas de atuação. Executivos e gestores de empresas, profissionais de ESG, acadêmicos, pesquisadores, representantes de ONGs, políticos, formuladores de políticas públicas, estudantes e jovens profissionais são convidados a participar dessa jornada de aprendizado e troca de experiências.

De acordo com o Pacto Global da ONU, “as questões ambientais, sociais e de governança passaram a ser essenciais nas análises de riscos e decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.” A abordagem ESG busca garantir que as empresas equilibrem o compromisso social e ambiental com a geração de lucros, o que traz benefícios a todos os envolvidos no negócio, inclusive consumidores e planeta.

Unibes Cultural | GBR Comunicação