De acordo com a assessoria imigratória D4U Immigration, fatores como oportunidade de carreira, segurança e qualidade de vida estão entre os principais fatores que contribuem para esse cenário
Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores apontam um crescimento de 400 mil novos brasileiros morando no exterior, se comparado com o ano anterior, totalizando 4,9 milhões em 2023. É o maior número desde 2009, ano que o Itamaraty iniciou o registro da estimativa, quando a comunidade do Brasil era representada por 3,18 milhões de cidadãos residentes em países estrangeiros.
“O crescimento da procura por brasileiros em viver fora do País acontece, principalmente, por fatores como busca por oportunidades mais interessantes de carreira, segurança e melhor qualidade de vida”, explica Wagner Pontes, fundador da assessoria imigratória D4U Immigration.
Atualmente, a maior parte dos brasileiros está na América do Norte com 45%, seguida por Europa (33%), América do Sul (13%), Ásia (4,5%) e Oriente Médio (1,3%). Confira a relação completa a seguir:
Os locais que mais recebem a imigração de brasileiros são, respectivamente, Estados Unidos com 2,085 milhões, Portugal (513 mil), Paraguai (263 mil), Reino Unido (230 mil), Japão (210 mil), Alemanha (170 mil), Espanha (161 mil) e Itália (159 mil).
“Os imigrantes nos lembram que as fronteiras não são barreiras, mas oportunidades de colaboração, crescimento e busca compartilhada por um futuro melhor”, diz Warren Janssen, ex-diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
O país que registrou o maior número de novos brasileiros residindo mundo afora foram os EUA, com 185 mil expatriados no último ano, totalizando 2,085 milhões. Em 2022 eram 1,9 milhão de cidadãos vivendo em território americano. As regiões de Nova York, com 500 mil, seguida por Boston (420 mil), Miami (400 mil), Orlando (190 mil), Atlanta (120 mil), Los Angeles (120 mil) e Houston (110 mil) são os distritos com os maiores números de brasileiros no país.
“Somente Miami registrou um aumento de 105 mil novos brasileiros vivendo nos Estados Unidos. Entre alguns fatores, como o clima e qualidade de vida, a região é conhecida por ser o principal destino para compradores estrangeiros, especialmente brasileiros, representando 24% de todas as compras internacionais de imóveis no país norte-americano”, afirma Pontes.
Segundo ele, o que explica o crescimento de novos brasileiros na região é o fato de que uma das formas de se conseguir a permissão permanente para morar nos EUA é por meio do visto EB-2 NIW, oferecido aos profissionais qualificados. ”Esse é um processo baseado no interesse nacional dos Estados Unidos de ter profissionais estrangeiros contribuindo e atuando no mercado de trabalho americano em determinados cargos estratégicos como engenheiros, desenvolvedores, profissionais da saúde e advogados”, completa o especialista em assessoria imigratória.
Segundo dados da D4U Immigration, os profissionais que mais têm sido buscados por companhias americanas são do setor de saúde, registrando 23%, seguido por tecnologia (18%), engenharia (17%) e profissionais da área de administração de empresas (16%).
Para Wagner Pontes, o Brasil já é há alguns anos referência no segmento de saúde e estética, isso faz com que gerentes e executivos de hospitais e clínicas norte-americanas busquem esses profissionais em solo brasileiro. “Além disso, com o crescimento do setor de tecnologia nos últimos 10 anos aqui no país por conta das startups, expandiu exponencialmente a quantidade de profissionais de TI. Com a competitividade, os profissionais com mais de cinco anos de experiência começaram olhar para o mercado americano, que como diferencial competitivo têm o desenvolvimento profissional, remuneração em dólar, além de aspectos como qualidade de vida e segurança”, finaliza.
Sobre a D4U Immigration
Criada em 2015, a D4U Immigration já beneficiou mais de 11 mil pessoas e registra índice de aprovação de mais de 99%. Em 2021, 2022 e 2023, recebeu o prêmio de melhor assessoria imigratória nos EUA e América Latina pela Legal Awards. Após a conquista do mercado americano, a empresa em 2022 ingressou no mercado europeu e em 2023 chegou a Dubai oferecendo mais possibilidades aos clientes que querem ter a experiência de viver em outro país.