Pular para o conteúdo

Ribeirão Preto recebe evento gratuito que promove encontro entre obras de Brahms e a música tradicional chinesa no mês de setembro 

O trio León, Schaefer e Ring divide o palco com os músicos chineses Aría Zheng e Qinxiang Gao, além do pianista brasileiro Pablo Rossi, para uma apresentação gratuita na cidade; evento faz parte da 8ª edição do festival CPFL Intercâmbio Brasil-China

Concerto terá audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual

Com a proposta permanente de levar música da melhor qualidade ao interior, o Ministério da Cultura e a CPFL Energia apresentam osConcertos EPTV 2024, com uma apresentação gratuita no dia 3 de setembro, às 20h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

No palco, Pablo de León (violino), Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo) receberão os músicos chineses convidados Aría Zheng (erhu) e Qinxiang Gao (yangqin), além do pianista brasileiro com carreira internacional Pablo Rossi. Juntos, eles levarão ao público uma programação especial que integra a 8ª Edição CPFL Intercâmbio Brasil-China, celebrando os 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

O repertório inclui uma parte consagrada à música tradicional chinesa, além de uma das obras fundamentais do repertório camerístico do período romântico, o Quarteto com Piano nº 2 em Lá Maior, Op. 26, de Brahms.

Este encontro entre a música ocidental e a música tradicional chinesa revela um tesouro cultural rico em história e tradição. Com sua profundidade emocional e a variedade de instrumentos únicos, o evento tem o objetivo de proporcionar ao público uma experiência verdadeiramente única e inesquecível.

Os presentes terão a oportunidade de vivenciar sonoridades distintas e expressivas do erhu, frequentemente chamado de “violino chinês”. Este instrumento possui apenas duas cordas, mas é capaz de produzir uma gama surpreendentemente ampla de sons, desde melodias suaves até ritmos vibrantes. Já o yangqin, instrumento de cordas percutidas, tocado com pequenos martelos, enriquece as composições com seu timbre ressonante e cristalino.

Uma novidade importante para a apresentação em Ribeirão Preto é a inclusão de audiodescrição ao vivo durante o concerto, uma ação de acessibilidade voltada para pessoas com deficiência visual. Um profissional especializado descreverá os detalhes do concerto em tempo real, permitindo que convidados cegos e o público geral com essa condição possam usufruir da experiência musical. Fones de ouvido com receptores estarão disponíveis para que esses espectadores possam acompanhar tanto a música quanto a audiodescrição simultaneamente.

Os ingressos para todos os Concertos EPTV 2024 são gratuitos. Classificação: 10 anos.

Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio CPFL Energia e EPTV. Produção Stravinsky Produções Artísticas. Realização Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL – União e Reconstrução.

03/09 – RIBEIRÃO PRETO

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
3 de setembro, terça-feira, 20h

informações: (16) 3977-8111

Distribuição de ingressos: no dia do concerto a partir das 10h, até o horário de início (20h), (ou até esgotarem)

Acessibilidade: audiodescrição ao vivo para pessoas com deficiência visual.

BIOGRAFIAS

RIO LEÓN – SCHAEFER – RING

Comemorando em 2024 vinte e três anos de atividade, este time de peso do cenário da música clássica brasileira reúne o violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring.

Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 800 concertos realizados no Brasil. Além disso, o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile, em concertos prestigiosos na Série Llao Llao no Alvear em Buenos Aires, no Festival Internacional de Ushuaia e na Fundação Beethoven de Santiago.

Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França), Paulo Sérgio Santos (Brasil); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel), Emmanuel Strosser (França), Cristian Budu (Brasil) entre outros.

Juntamente com o pianista francês Emmanuel Strosser gravaram o arranjo de 1805 feito por Ferdinand Ries da Sinfonia Eroica de Beethoven.

Aría Zheng – (Erhu)

Aría Zheng, musicista de erhu. Começou a aprender erhu e piano já na infância. Formou-se pelo Conservatório Musical de Wuhan em 2016.

Há 10 anos se dedica à educação musical. Muitos de seus alunos alcançaram excelentes resultados em competições nacionais e exames de classificação de música instrumental.

Qinxiang Gao – (Yangqin)

Estudou yangqin desde a infância. Gao é Diretor do Instituto Confúcio da Unicamp,  pesquisador, entusiasta da cultura e arte, ciência e educação. Já se apresentou com orquestras sinfônicas e conjuntos na China e no Brasil, atuou como maestro, compositor e arranjador, além de ministrar cursos de apreciação musical para estudantes universitários e internacionais há mais de 20 anos.

Pablo Rossi (piano)

Vencedor do I Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros e vem construindo uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais.

Ganhou seu primeiro concurso aos sete anos e foi ganhador de mais de dez primeiros prêmios em concursos internacionais. Aos treze anos de idade teve sua estreia nacional, solando à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Como membro seleto da fundação inglesa “The Keyboard Charitable Trust”, Pablo apresentou mais de cem recitais em salas de prestígio na Europa, nos Estados Unidos, África e América Latina.