Pular para o conteúdo

Como melhorar a ergonomia da sua cozinha?

Prestar atenção na altura da bancada e na disposição de itens da cozinha é fundamental para ter uma rotina menos cansativa

Como melhorar a ergonomia da sua cozinha?
Image by dit26978 on Freepik

 

Para muitos, a cozinha é o verdadeiro coração da casa. É um espaço incrível para compartilhar momentos com a família, sendo um ponto comum de convivência das pessoas que ajuda a criar boas memórias e gerar bons sentimentos. Contudo, apesar de ter esse papel afetivo, também é importante lembrar que esse é um espaço utilizado com muita frequência todos os dias, sobretudo para o preparo de refeições.

Dessa forma, é importante refletir um pouco sobre como tornar esse cômodo mais fácil e ergonômico. Cozinhar e lavar a louça são tarefas cansativas, que podem sobrecarregar as articulações, os ombros e a lombar pelas horas em pé. Assim, para diminuir o cansaço e o incômodo, vale a pena pensar em formas de tornar esse espaço mais eficiente. Isso inclui pensar na disposição do fogão a gás, da geladeira e dos armários, por exemplo.

A seguir, conheça algumas dicas valiosas do que você pode fazer para aprimorar a ergonomia desse ambiente tão especial.

Altura da bancada

Se há algo que demanda atenção quando se fala em ergonomia na cozinha é a altura da bancada. Afinal, quem prepara as refeições ficará vários minutos apoiado nela enquanto pica, tritura ou mistura os alimentos — fora o tempo para lavar a louça depois. Assim, é fundamental que a altura da bancada seja confortável o suficiente para que ninguém precise se curvar para alcançar o fundo da cuba.

Desse modo, o ideal é que ela tenha uma altura entre 90 cm e 94 cm, enquanto a profundidade deve ser de pelo menos 65 cm, o que comporta uma cuba grande e a torneira. Caso haja uma máquina de lavar louça, essa altura pode ser repensada, mas a dica é que o aparelho seja colocado em um canto próximo à cuba e fora da bancada em uso para que a altura a mais não atrapalhe o lugar de trabalho.

Armários

Outro aspecto que demanda atenção são os armários, fundamentais para organizar utensílios e mantimentos da casa. No caso dos armários superiores, a profundidade deve ser menor que a das bancadas, entre 35 cm e 40 cm. Já em relação à altura, posicioná-los 60 cm acima da bancada é uma boa ideia.

No caso dos armários inferiores, instalados na bancada, eles precisam ter a profundidade total da bancada. Se eles forem suspensos do piso, essa distância deve ser de pelo menos 20 cm do solo para facilitar a limpeza. É interessante deixar um recuo de pingadeira de cerca de 1 cm para, caso a água escorra, ela não bata diretamente na porta do armário.

Fogão

Também é importante adotar alguns cuidados envolvendo o posicionamento do fogão a gás ou do cooktop. Idealmente, é mais interessante que ele fique próximo à pia, diminuindo a distância para percorrer esse caminho. A área de transição deve ter 0,9 m a 1,20 m, o que garante espaço para acomodar as panelas quentes e preparar as refeições mais tranquilamente. Já o posicionamento do exaustor deve ser de, pelo menos, 50 cm até 70 cm acima da bancada.

Coluna dos fornos

Em algumas casas e apartamentos, além do fogão a gás há também um forno próprio para preparar certos pratos. Nesse caso, é preciso investir em móveis e colunas específicos para acomodá-lo. É interessante que essa coluna fique afastada do fogão a gás para evitar danos à mobília, que podem ocorrer pelo calor excessivo e a gordura nas peças.

Para garantir mais ergonomia, o ideal é que os eletrodomésticos fiquem à altura dos olhos de uma pessoa adulta, entre 1,30 m e 1,50 m do piso. Quando for selecionar o forno, lembre-se que deve haver um espaço disponível para a passagem na cozinha quando houver a abertura das portas.

Mesa de refeição

Em cozinhas mais espaçosas, é comum muitas famílias colocarem uma mesa ampla para as refeições. Porém, para que ela seja realmente confortável e não traga problemas para a circulação das pessoas, é preciso considerar que as pessoas vão se sentar dos dois lados, com o centro sendo um local de apoio. Um móvel com 80 cm costuma comportar todos sem aperto, e uma boa altura é de 76 cm do tampo ao piso.