Pular para o conteúdo

Dia Mundial da Saúde: 5 dicas para cuidar da saúde do seu cérebro

O cérebro é um órgão fundamental para a saúde de todo o corpo, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dia Mundial da Saúde: 5 dicas para cuidar da saúde do seu cérebro

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, é uma data que destaca a importância da saúde integral e tem como objetivo aumentar a projeção de cuidados básicos com a saúde.

No entanto, de acordo com o Pós PhD em neurociências e membro da Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, os cuidados com a saúde do cérebro muitas vezes são deixados de lado, mas são fundamentais.

O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano, ele coordena funções vitais, como movimento, pensamento, emoções e várias outras. Mas, com o tempo é natural que ela perda parte das suas capacidades, por isso, é importante ter cuidados preventivos com a saúde do cérebro”.

5 cuidados que você deve ter com a saúde do seu cérebro

01 – Exercícios físicos: “A atividade física ajuda a melhorar muito mais do que a saúde física, mas diversos estudos já comprovam os benefícios para o cérebro, seja na prevenção e tratamentos de doenças relacionadas à saúde mental, retardar o envelhecimento cerebral e doenças degenerativas, como Alzheimer”, explica Dr. Fabiano de Abreu.

02 – Alimentação equilibrada: “Já é fortemente estabelecida a relação entre a atividade física e a saúde cerebral, dietas como a Mind e a mediterrânea têm benefícios comprovados para o funcionamento cerebral, assim como evitar o consumo de alimentos ultraprocessados”.

03 – Exercícios mentais: “Não deixe seu cérebro ocioso, a neuroplasticidade cerebral ajuda a criar novas conexões e prevenir o declínio cognitivo. Atividades como jogos de tabuleiro, aprender novas habilidades, realizar cálculos, raciocínio lógico, leitura, entre outros, ajudam o cérebro a melhorar as suas habilidades”, afirma Dr. Fabiano.

04 – Sono de qualidade: “O sono é um dos principais pilares da saúde cerebral, ele ajuda a consolidar memórias, fazer novas conexões e eliminar toxinas, os efeitos da privação prolongada de sono podem afetar a memória e raciocínio”.

05 – Controlar os próprios pensamentos: “Sabemos os pensamentos que não nos fazem bem, assim como que nos levam ao estresse. Controlar os pensamentos não deixa de ser o uso da inteligência emocional, mas para isso, é necessário criar metas de curto prazo, afazeres que possam desviar o foco daquilo que não nos faz bem”, conta Dr. Fabiano de Abreu.

O Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é um pesquisador pós-doutorado em Neurociências, indicado como membro da Sigma Xi, da Society for Neuroscience nos Estados Unidos, da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA – American Philosophical Association, também nos Estados Unidos. Ele possui um mestrado em Psicologia, além de licenciaturas em Biologia e História, e é tecnólogo em Antropologia e Filosofia, acumulando diversas formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Também é membro de sociedades de alto QI, incluindo Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society, Triple Nine Society, ISI-Society e HELLIQ Society High IQ. Sua produção acadêmica abrange mais de 220 artigos científicos e a autoria de 22 livros, consolidando sua contribuição no campo da pesquisa em Neurociências.