Combate ao racismo, homofobia e assédio, a ação traz ainda a Tenda de Acolhimento para atendimento direto às pessoas que se sintam emocionalmente desconfortáveis
Conhecido por seu estilo “bruto, rústico e sistemático”, como dizem as músicas e redes sociais, o ambiente das festas de peão pode ser confundido com local hostil. Para garantir que isso não aconteça e reforçar a necessidade da mudança de comportamentos, a ong ICDH – Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, com o apoio da Tim, está realizando desde o primeiro dia da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos a campanha “Lace o Respeito”, que atua em várias frentes para trabalhar o combate a homofobia, racismo, assédio ou importunação sexual, propondo um ambiente muito mais acolhedor e inclusivo no evento.
A campanha tem várias ações coordenadas e sincronizadas. Desde o treinamento online com os profissionais que atuam nas diversas áreas do evento, lidando diretamente com o público, propondo o conhecimento dos temas e como combate-los, até a abordagem direta com os visitantes da Festa, pelas ruas do Parque do Peão, arquibancadas e camarotes do Estádio de Rodeios, imagem da campanha nos painéis de led por todo o evento, entre outras ações práticas.
Tenda de Acolhimento
Um dos principais pontos da campanha é a Tenda do Acolhimento, um espaço físico, fechado, com duas salas à disposição, mobiliada para trazer conforto e privacidade a pessoas que, por algum motivo, estejam se sentindo emocionalmente desconfortáveis no evento, que possam ter queixas de assédio, percepção de casos de racismo ou ainda ataques de síndrome do pânico ou crises de ansiedade. Uma equipe multiprofissional de acolhedores é responsável pelo atendimento individualizado para cada pessoa que ali chega, primeiro ouvindo a queixa com toda a atenção que o acolhimento pede, depois decidindo, junto com a pessoa atendida, sobre qual encaminhamento é o mais adequado para cada situação, se o descanso e recolhimento ali mesmo no ambiente, se a volta pra casa, em que um dos acolhedores acompanha a pessoa até o veículo de retorno, o encaminhamento ao posto médico da Unimed, que é ao lado da Tenda, ou ainda se há necessidade de uma queixa formal junto às autoridades policiais. Cada história ali contada é recebida de maneira única, e guardada sob o sigilo.
A Campanha “Lace o Respeito” do ICDH já esteve presente em alguns dos mais importantes eventos do país, como o Jaguariúna Rodeo Festival, o Coala Festival, Caldas Country Show, e, neste ano, na ExpoLondrina, inclusive com a Tenda de Acolhimento. Mas a maior operação da campanha é a que está sendo desenvolvida na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, com o apoio da Tim, envolvendo mais de cem pessoas em sua execução.
Para conhecer melhor o trabalho do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, basta acessar: www.icdh.org.br ou as redes sociais da instituição no @intituto.icdh.