Tombos são comuns em competições de rodeio, por vezes há consequências na disputa do atleta com os animais, por isso, os eventos de rodeio profissional sempre contam com uma estrutura de atendimento médico de emergência que atue de maneira rápida nas arenas.
A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos está inovando e é o primeiro evento de rodeio do Brasil a oferecer, dentro desta estrutura de atendimento médico, o serviço de raio X no local das competições.
A parceria do evento com a Unimed, que dura décadas, traz a tecnologia da Hx Imagem, utilizando um aparelho de Raio X móvel, instalado na unidade de Pronto Atendimento da Unimed, localizada no fundo dos bretes, local do qual saem as montarias, garantido agilidade na realização dos exames radiográficos, auxiliando o diagnóstico rápido e preciso nos casos de acidentes.
Segundo o Humberto Carvalho, físico médico, técnico em radiologia e responsável pela Hx Imagem, “a radiografia realizada em local tão próximo às montarias é um grande benefício para o atendimento a qualquer competidor, ou profissional do rodeio, que sofra um acidente na arena, pois não há necessidade do deslocamento até a um hospital no centro de Barretos, ou mesmo a espera por um resultado que pode demorar, no caso do departamento de Raio X estar congestionado nesses dias em que a cidade recebe tantos turistas, tudo é feito ali, no Pronto Atendimento da Arena, de maneira ágil, com controle de qualidade e resultado de imagem atingido em minutos”, explica.
Humberto, que conta com mais de vinte anos de experiência na área radiológica, explica que para esse tipo de serviço, inovador em festas do peão, há um trâmite legal de autorizações das autoridades sanitárias e de saúde. “Além de todas as autorizações, temos médico radiologista responsável pelos protocolos do equipamento e passamos por análises técnicas de mensuração dos níveis de radiação constantemente, é tudo feito de maneira segura para quem é atendido e para quem opera o aparelho portátil de Raio X”.
Na primeira noite de montarias da 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos foram realizados dois atendimentos, de um competidor da montaria em touros e de uma amazona que participava da abertura, em ambos os casos foi descartada a possibilidade de fratura e os dois foram atendidos pela equipe médica da Unimed e liberados com orientações de saúde.