Entenda melhor as características dos principais tipos de veículos dessa natureza
Atualmente, o mercado de veículos de duas rodas conta com uma infinidade de modelos e opções capazes de atender às mais variadas necessidades. Por um lado, essa diversidade é positiva, pois permite que o motociclista possa encontrar o veículo que melhor encaixa no seu gosto. Contudo, por outro, essa variedade pode ser um problema para quem não tem muito conhecimento sobre esse meio, tornando a decisão da escolha do modelo certo muito mais difícil.
Portanto, é interessante conhecer um pouco mais sobre as diferentes versões dos veículos desse tipo. Por exemplo, será que a única diferença entre uma motocicleta tradicional e a off-road é a segunda ser equipada com um guidão motocross? E qual seria a diferença da moto para a scooter? Entenda melhor as características de cada tipo no texto a seguir.
Motocicleta
O exemplo mais comum de veículo de duas rodas motorizado é a motocicleta. Pilotado em uma posição “montada”, esse é um veículo que conta com um motor capaz de impulsioná-lo, sendo que tal característica está presente em todas as suas variações e categorias.
Para conseguir guiá-lo, o motociclista deve focar boa parte de sua pilotagem no uso dos pés, já que eles são capazes de frear e trocar as marchas, por exemplo. A moto também é caracterizada por ter uma suspensão mais robusta e pelo seu tanque de combustível ficar na frente do piloto, o que por vezes pode incomodá-lo por causa do aquecimento.
Outra característica notável do veículo é a sua versatilidade. Comumente, a motocicleta tem rodas grandes, na média de 17 polegadas, o que permite que ela enfrente muito bem as ruas da cidade, proporcionando boa estabilidade. Além disso, é a opção mais indicada para enfrentar cenários fora da cidade, como longas viagens nas estradas ou em um cenário que tenha pouco asfalto.
Off-road
Entre os modelos da motocicleta, vale a pena destacar o tipo off-road. Essa é a versão do veículo utilizada em esportes como motocross ou para percorrer trilhas, nas quais as vias são formadas por terra. O diferencial desse tipo é o fato dele ter uma suspensão melhorada, a qual permite que o motociclista possa enfrentar rampas, subidas e saltar por obstáculos. Os primeiros passos nessa prática podem ser feitos com modelos de 125 cc de 2 tempos, mas o motociclista também pode procurar por versões mais potentes.
Scooter
Você já ouviu falar no termo “scooter”? Ele está se tornando cada vez mais comum, já que essa é uma categoria de veículo de duas rodas que tem ganhado novos adeptos no mundo todo. A princípio, pode-se imaginar que esta seja uma variação da motocicleta, mas as scooters têm um diferencial importante: o piloto vai sentado, com suas pernas estando protegidas dentro da carenagem do veículo, enquanto na motocicleta tradicional, o condutor vai “montado”.
Além disso, os pés exercem menos funções do que na motocicleta convencional. Se lá, eles desempenham um importante papel ao acionar o freio de mão e a pedaleira, utilizada para trocar de marcha, aqui eles só são usados para acelerar e frear o veículo. Isso acontece porque a scooter utiliza um sistema de câmbio CVT, que é automático, o que confere ao motociclista mais facilidade para conduzi-la no cenário urbano.
Se o motociclista costuma carregar vários objetos no seu dia a dia, a scooter é uma opção muito indicada. Ela conta com um compartimento espaçoso que fica sobre o banco e permite guardar objetos maiores. O seu tanque de combustível fica abaixo do assento ou no assoalho abaixo dos pés, o que evita o desconforto causado pelo calor. Inclusive, há alguns modelos que possuem porta-luvas no escudo frontal, dando liberdade para carregar mais alguns pequenos itens.
Isso faz dela uma das melhores alternativas para uso em centros urbanos, utilizando-a no cotidiano para ir para o trabalho, faculdade ou locomover-se na cidade no geral. No entanto, para experiências off-road, ela acaba não sendo a melhor opção, pois não é totalmente preparada para enfrentar esses cenários.
Motoneta
Há ainda a motoneta, outro nome que você já deve ter ouvido falar. Mas o que ela é, exatamente? Também é um veículo de duas rodas que se pilota sentado, mas ao contrário da scooter, os pés ficam expostos. Outra característica importante é que são modelos com cilindragem mais baixa (que variam entre 100 cm³ e 125 cm³), de modo que são indicados para uso na cidade, mas não são as melhores opções para off-road, trilhas ou longas viagens.