Pular para o conteúdo

Agosto Verde Claro: diagnóstico precoce pode resultar na cura de linfomas

Especialistas do Vera Cruz Oncologia orientam sobre sintomas da doença e enfatizam que o diagnóstico na fase inicial pode representar a remissão total

Crédito: JoPanwatD para Envato

 

Com o objetivo de levar informação, promover a sensibilização e combater os linfomas (tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pelas defesas do organismo e combate às infecções e outras doenças), a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Agosto Verde Claro. Conforme o Ministério da Saúde (MS), os linfomas são a oitava forma de câncer mais comum no Brasil, com incidência em torno de seis pessoas a cada 100 mil habitantes.

O médico hematologista Afonso Celso Vigorito, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas, explica que existem dois tipos principais de linfomas. “Temos o Hodgkin e o não-Hodgkin, cada um com características e tratamentos distintos. Ambos podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, e a conscientização sobre os sinais e sintomas é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz”, destaca. No caso, o linfoma de Hodgkin se espalha de forma ordenada de um grupo de linfonodos (órgãos formados por tecido linfoide e que estão distribuídos por todo o corpo, como por exemplo: axilas, virilha e pescoço) para outro grupo e o linfoma não-Hodgkin, se espalha de maneira desordenada e pode começar em qualquer lugar do corpo.

Jamille Cunha, hematologista do Vera Cruz Indaiatuba, fala sobre os principais sintomas: inchaço indolor dos linfonodos, febre persistente, suores noturnos, perda de peso inexplicável e fadiga. “Caso algum desses sintomas persista, é crucial procurar um médico para uma avaliação detalhada. O diagnóstico geralmente é realizado por meio de biópsias e exames de sangue e de imagem, como tomografia computadorizada e PET Scan”, explica.

Tratamento

O tratamento varia conforme o tipo de linfoma e o estágio. “As opções incluem quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e, em alguns casos, transplante de células hematopoiéticas”, elenca Vigorito, que destaca, também, que atualmente há muitos recursos para promover o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes. “Graças aos avanços na medicina, muitos conseguem alcançar a cura e viver vida longa e saudável”.

Os especialistas destacam que, no caso de linfomas, não há uma forma própria de prevenção, como por exemplo no caso do câncer de pulmão, em que a cessação do tabagismo reduz de forma significativa os riscos. Nos linfomas, a melhor forma de atuar é na detecção e diagnóstico precoce, que pode permitir o tratamento ainda em estágios iniciais, contribuindo com sucesso dos resultados e, em boa parte dos casos, com a cura.

 

Sobre o Vera Cruz Oncologia

Há sete anos, o Vera Cruz Oncologia é reconhecido pela excelência em serviços oncológicos, tanto no atendimento ambulatorial, com o Centro de Oncologia, quanto em procedimentos clínicos, cirúrgicos e transplante de células hematopoiéticas, com suporte do Vera Cruz Hospital. O espaço possui os mais modernos tratamentos disponíveis para a doença e uma equipe de médicos renomados, prontos para oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de oito consultórios pensados para facilitar a conversa entre médicos, pacientes e familiares e uma unidade de infusão com mais de 20 boxes individualizados, onde os pacientes em quimioterapia podem fazer o procedimento ao lado de um acompanhante, com conforto e comodidade.

 

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar em importantes centros de tratamento de câncer na Região Metropolitana de Campinas. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 14 especialistas, sendo três deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi, Isabela Pinheiro, Amanda Negrini, Laís Feres e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha.

Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.

 

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 80 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase sete anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.