Pular para o conteúdo

Filosofia em destaque na 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Serão seis encontros sobre o tema ao longo da programação da FIL, com nomes como Renato Janine Ribeiro, Jefferson Tenório, Márcia Tiburi e Clóvis de Barros Filho, entre outros

A 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 1 a 11 de agosto, destaca a importância da filosofia para o entendimento do mundo em que vivemos, promovendo debates sobre diversos aspectos da existência humana. Dentro da programação, a Sessão Filosofia e a Conferência de Filosofia prometem proporcionar reflexões sobre temas contemporâneos.

Ao longo da história humana, a filosofia tem sido instrumento para a compreensão crítica da realidade, ao questionar conceitos estabelecidos e propor novas formas de pensar o mundo e a sociedade. No contexto atual, marcado por rápidas mudanças e desafios complexos, a filosofia mantém relevância ao oferecer ferramentas racionais para a análise ética, política e cultural da sociedade.

Sessão Filosofia

No dia 5 de agosto, às 19h, Renato Noguera, mediado por Roberta Estrela D’Alva, vai abordar temáticas relacionadas à educação, vida cotidiana e questões de gênero e raça, especialmente na perspectiva negra. No dia seguinte, Geni Núñez, com mediação de Natália Dreossi. Já no dia 7 de agosto, Renato Janine Ribeiro, com mediação de Felipe Ziotti Narita, vai explorar o significado e a prática da filosofia, destacando sua importância no entendimento e na transformação da ação humana.

Em 8 de agosto, Jefferson Tenório, mediado por Marcelo Domingos, conduzirá uma conversa sobre a presença da filosofia no cotidiano, a partir de sua obra literária. E no dia 9 de agosto, Márcia Tiburi, com mediação de Rafael Cardoso, abordará temas centrais de sua trajetória, como feminismo, política e violência de gênero, oferecendo uma visão crítica sobre esses assuntos. Todos os encontros da Sessão Filosofia serão realizados no Auditório Meira Junior do Theatro Pedro II.

Conferência de Filosofia

Também no dia 8 de agosto, às 20h30, na sala principal do Theatro Pedro II, Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman apresentarão a conferência “Filosofia ao pé do ouvido: uma conversa sobre felicidade, ética, amizade e liberdade”, proporcionando uma discussão acessível sobre temas filosóficos centrais.

Programação completa

Sessão Filosofia

Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)

5 de agosto, 19h: Renato Noguera, mediação de Roberta Estrela D’Alva
6 de agosto, 19h: Geni Núñez, mediação de Natália Dreossi
7 de agosto, 19h: Renato Janine Ribeiro, mediação de Felipe Ziotti Narita
8 de agosto, 19h: Jefferson Tenório, mediação de Marcelo Domingos
9 de agosto, 19h: Márcia Tiburi, mediação de Rafael Cardoso

Conferência de Filosofia

Sala principal (Theatro Pedro II)

8 de agosto, 20h30, Theatro Pedro II: Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman – “Filosofia ao pé do ouvido: uma conversa sobre felicidade, ética, amizade e liberdade”

 

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país. 

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, Alma (Academia Livre de Música e Artes), Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.