Pular para o conteúdo

Esportes olímpicos exigem um cuidado maior com os olhos, alerta oftalmologista

Ciclismo, natação, vôlei e até futebol: especialista aponta quais itens são necessários para a prática de esportes, seja atleta profissional ou não

Freepik

Na hora de torcer pelas equipes e atletas que vão participar das atividades olímpicas em 2024, é importante lembrar que assim como os profissionais, quem pratica esporte deve adotar cuidados para preservar a visão. Essa recomendação também serve para quem deseja se aventurar no mundo esportivo, explica o Dr. Luiz Brito, chefe do Setor de Córnea do H.Olhos Paulista. “Nos jogos profissionais, os atletas têm uma equipe médica que permite realizar algumas atividades de forma mais segura, enquanto quem realiza de forma autônoma está sujeito a algumas complicações oculares, caso não tenha um preparo mais adequado”, diz Brito.

Cada esporte exige suas peculiaridades. Por exemplo, no ciclismo é utilizado um óculos que vai além da proteção dos olhos contra raios UV. “Esse equipamento é fundamental, pois protege também contra corpos estranhos como areia, insetos e pedras que os pneus das bicicletas podem lançar contra os olhos”, completa Dr. Luiz.

Já na natação, o uso do óculos é indispensável, pois serve tanto para enxergar debaixo d’água quanto para evitar danos à superfície ocular, pelo contato da água e do cloro. O especialista do H.Olhos aponta que quem faz hidroginástica também precisa usar o equipamento, pois o contato com a água e o cloro pode ocasionar a inflamação da conjuntiva e da córnea.

Existem alguns esportes em que o uso de óculos é arriscado, como vôlei, futebol e tênis. No entanto, o uso de lentes de contato melhora a qualidade da imagem e, consequentemente, a performance destes atletas, além de oferecer menos riscos de acidentes, em comparação ao uso de óculos.

No caso do tiro esportivo e esqui, Brito reforça que ambas as atividades requerem óculos de proteção. “O uso dos óculos no tiro esportivo é indispensável pela segurança, como também auxilia no desempenho visual em várias condições de iluminação e fundos. Já no esqui, tem a função de proteger a visão do reflexo do sol na neve, que pode causar danos sérios na córnea, e também protege os olhos tanto da neve quanto do vento”, explica o especialista.

O médico reforça que existem alguns esportes em que os óculos interferem diretamente no desempenho e na prática adequada. Em outros, o uso desse auxílio óptico atrapalha e deve-se buscar alternativas, como lentes de contato ou até mesmo cirurgia, para possibilitar melhores condições de praticá-los. A melhor escolha é feita após uma avaliação de um oftalmologista.