Veja qual modalidade de cartão funciona melhor em cada momento
A escolha entre crédito e débito é uma decisão financeira que muitas pessoas enfrentam diariamente ao realizar transações. Hoje em dia, o uso do cartão de crédito aumentou. Mas o cartão de débito também experimentou crescimento no número de usuários.
Ambas as modalidades têm vantagens distintas, e a escolha certa pode depender de vários fatores, incluindo situações específicas e metas financeiras. Outro aspecto que diferencia os cartões é o tipo de uso. Enquanto o cartão de débito faz os pagamentos na hora, o de crédito fornece um prazo maior até o pagamento da fatura.
Por causa dessas diferenças, neste texto, exploraremos os momentos ideais para utilizar o cartão de crédito e débito, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre suas transações. Além disso, o texto vai trazer as vantagens e os riscos de cada modalidade.
Cartão de crédito
Como o nome já diz, o cartão de crédito é uma modalidade de empréstimo. Essa ferramenta permite que o cliente do banco possa fazer seus gastos sem ter o dinheiro disponível naquele momento. Os gastos se acumulam e, ao final de um determinado período, a fatura com o valor dos gastos chega para pagamento.
A principal vantagem do cartão de crédito é justamente esse prazo. Com esse recurso, você não precisa ter em mãos o dinheiro disponível para gastar. Basta ir fazendo as compras paulatinamente e quitar a fatura toda de uma vez no dia do vencimento. Com isso, o cartão de crédito oferece um prazo maior para pagar as dívidas.
Outra vantagem do cartão de crédito é que ele frequentemente é a escolha ideal para realizar grandes compras ou investimentos. Cartões de crédito oferecem uma linha de crédito que permite parcelar o pagamento ao longo do tempo, proporcionando mais facilidade financeira. Afinal, em caso de algum grande imprevisto, você não precisará ter toda aquela soma de dinheiro disponível para arcar com os custos.
Mas a grande vantagem do cartão de crédito são os programas de recompensas, incluindo acúmulo de pontos, milhas ou cashback. Esses programas permitem que você acumule pontos e possa trocá-los por passagens aéreas, descontos ou até pagamentos em dinheiro.
Desvantagens
Porém, o cartão de crédito também possui algumas desvantagens. A maior delas é a taxa de juros cobrada em caso de atraso no pagamento. Muitas vezes, essas taxas podem chegar a mais de 300% ao ano, o que pode virar um grande problema em caso de descontrole financeiro.
Além disso, o limite do cartão de crédito pode passar uma enganosa sensação de que você pode gastar mais do que deve. Se o cartão tem um limite muito alto, isso pode impelir à realização de gastos desnecessários, comprometendo o seu orçamento financeiro.
Cartão de débito
Já com o cartão de débito, o pagamento das compras é feito com base no valor disponível na sua conta. Como ele não é um empréstimo, o débito só permite o uso do dinheiro que você realmente tem disponível. Essa particularidade faz do débito o melhor aliado de quem tem dificuldade em controlar os gastos.
O subsídio é uma escolha eficaz para quem busca controle rigoroso sobre os gastos. Ao usar o cartão de débito, você fica limitado ao dinheiro disponível em sua conta, evitando o acúmulo de dívidas. E como não conta com a função de parcelamento, o cartão de débito evita a armadilha de fazer uma grande compra por impulso.
Despesas regulares, como supermercado, transporte e refeições, são ideais para transações com débito. Isso ajuda a garantir que você gaste apenas o que pode pagar imediatamente, evitando juros e encargos associados ao crédito. Outra vantagem do débito é a não incidência de juros, o que evita dívidas que se acumulam perigosamente.
Desvantagens
Contudo, assim como o crédito, o cartão de débito possui desvantagens. A principal delas é que esses cartões não costumam ter programas de pontos nem de cashback. Portanto, usar o cartão de débito impede que você possa aproveitar vantagens financeiras e outros benefícios desses serviços.
Outra desvantagem é que o cartão de débito não conta com parcelamentos — e, sim, isso pode ser uma desvantagem. Se você precisar fazer uma grande compra (uma geladeira, por exemplo) e não usar cartão de crédito, terá que contar com todo o dinheiro para pagá-la à vista.
Em suma, o uso do crédito e do débito possui vantagens. Quem tem mais controle financeiro pode aproveitar as vantagens do crédito, enquanto o débito é a melhor modalidade para quem quer ter mais controle financeiro.