Antes de realizar a técnica da nanopigmentação das sobrancelhas, é necessário tomar alguns cuidados para que o sonho não se transforme em pesadelo
Febre entre as mulheres, a nanopigmentação de sobrancelhas tem o poder de deixar o olhar mais realçado e preencher as sobrancelhas de forma bem natural, além, é claro, de transmitir mais harmonia para o rosto. Porém, antes de realizar a técnica, é necessário tomar alguns cuidados para que o sonho de uma sobrancelha perfeita e natural não se transforme em pesadelo. Para isso, é preciso ter cautela no momento da escolha do local e da profissional que realizará o procedimento. Para evitar dores de cabeça, Mayara Louredo, mentora de micropigmentadoras e artista reconhecida internacionalmente e premiada com uma série de troféus em renomadas competições, listou algumas dicas para quem deseja aproveitar os benefícios da técnica sem cair em armadilhas. Confira:
- Escolha clínicas confiáveis e certificadas – para evitar infecções ou contaminações graves como hepatites e até mesmo o vírus HIV, procure locais especializados, que usem materiais esterilizados e descartáveis e, claro, com profissionais capacitadas e treinadas.
- Cuidado com os pigmentos – em primeiro lugar, o pigmento que será utilizado deve ser certificado pela Anvisa, comprovando a sua segurança e qualidade, fatores que vão definir diretamente o sucesso ou o fracasso do procedimento. Além disso, a profissional deve entender bem sobre as tonalidades para que a sobrancelha não fique carregada e artificial. Aqui, a dica de ouro é: “Tintas que contenham pigmentos híbridos ou inorgânicos com oxido de cromo geram resultados mais sutis e equilibrados, garantindo uma cor linda a curto e a longo prazo.”, explica Mayara Louredo, que também é formada em engenharia química e traz essa bagagem ao lidar com os pigmentos.
- Escolha bem a profissional – pesquise o histórico da profissional, pegue referências e indicações e certifique-se de que está fazendo a escolha certa. Profissionais qualificadas, com uma boa habilidade manual e que estão sempre em busca de atualização são joias raras. “Procure por resultados cicatrizados (após 30 dias) dos procedimentos da profissional. Se a profissional não posta resultados cicatrizados, desconfie.”, dica preciosa da expert Mayara.
- Tire todas as suas dúvidas antes de realizar o procedimento – é muito importante tirar todas as dúvidas e esclarecer suas expectativas com a profissional, inclusive quanto ao formato que melhor combina com o seu rosto para que o procedimento fique o mais natural possível.
- Preze por um design natural – para evitar arrependimentos, a naturalidade é palavra de ordem. Sobrancelhas muito escuras ou com formatos geométricos ficam artificiais e com aspecto pesado. Aqui, a dica de ouro da nossa especialista é seguir a modelagem dos fios de cada cliente para manter as sobrancelhas mais naturais possíveis e sem deixar de lado a individualidade e personalidade de cada uma. “Nanopigmentação é para enaltecer a beleza da sua sobrancelha e não criar uma nova.”, conclui Mayara Louredo.
- Faça um bom pós-procedimento – siga à risca os cuidados pós que envolvem higienização e uso de pomada cicatrizante. A higienização evita aquelas casquinhas desagradáveis comuns nos procedimentos de antigamente. Após a cicatrização, use hidratante e filtro solar todos os dias para aumentar a durabilidade do seu procedimento; fuja do sol, piscina, sauna e mar nos 15 dias após o procedimento; não use creme com ácidos e evite maquiagem na região.
- Não realize o procedimento se tiver eczema ou psoríase na região da testa e sobrancelhas – pessoas com essas condições de pele vão apresentar sangramento ao realizar o procedimento, o que não pode acontecer, devido a pele estar fina e sensibilizada, o que pode causar até cicatrizes. Além disso, há outras recomendações para não realizar o procedimento como, por exemplo, se você tiver problemas de coagulação; se estiver passando por alguma terapia que afete o sistema imunológico, como quimioterapia e radioterapia; grávidas também estão proibidas de passar pelo procedimento.