No intuito de ampliar e aprimorar o atendimento na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Guaíra firmou uma parceria com a multinacional química Boehringer Ingelheim para implementar o projeto-piloto Rastreamento DPOC 60+.
O projeto acontecerá no período de 4 julho a 12 de julho e os interessados deverão procurar suas respectivas Unidades de Saúde para mais informações.
Essa ação pioneira consiste em uma parceria público-privada que visa identificar e buscar pacientes acima de 60 anos, que ainda não foram diagnosticados com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a fim de evitar complicações da doença e internações desnecessárias.
A Diretoria Municipal de Saúde está coordenando implantação desse projeto inovador, que conta com a disponibilização de exames de espirometria nas Unidades de Saúde da Família (USF) – uma técnica médica que possibilita o registro de diversos volumes e fluxos de ar. Esse exame desempenha um papel fundamental na detecção precoce da DPOC, uma doença pulmonar crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Segundo dados de 2023 do Tabnet/Datasus da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a DPOC é a 3ª principal causa de óbitos no estado. Diante dessa realidade, a detecção precoce da doença em indivíduos acima de 60 anos traz benefícios substanciais para a saúde pública municipal, otimizando recursos e aprimorando a eficácia do atendimento.
Ao identificar e diagnosticar precocemente os casos de DPOC, a parceria entre a Prefeitura de Guaíra e Boehringer Ingelheim busca não apenas reduzir o número de óbitos causados pela doença, mas também proporcionar um tratamento mais eficaz e adequado aos pacientes. Isso implica em evitar a evolução da doença para estágios mais avançados, possibilitando um controle mais efetivo dos sintomas e uma melhor qualidade de vida para os indivíduos diagnosticados.