Pular para o conteúdo

O que é uma altcoin e quais são as principais?

As altcoins já foram responsáveis por tornar milhares de investidores milionários. Por isso, entender quais são as principais é importante

Image by rawpixel.com on Freepik

 

Cada vez mais, o mercado cripto está conseguindo ganhar a atenção dos investidores e entusiastas da tecnologia. Embora a moeda central ainda seja o Bitcoin, existem outras criptomoedas que têm potencial tremendo, podendo até mesmo no futuro vir a superar a gigante primeira criptomoeda supervalorizada. E para sua surpresa, esse universo, além do Bitcoin, ficou conhecido como Altcoin, que nada mais é do que a abreviação para moedas alternativas.

Entre as vastas opções de moedas alternativas, Eth, Litecoin e até mesmo MANTRA coin, que está ganhando visibilidade no mercado atualmente, enquadram-se nessa modalidade por simplesmente serem uma alternativa além do Bitcoin, que pode ser considerado o “protagonista” do universo cripto. Se quer saber um pouco mais sobre cada uma das principais altcoins para conseguir diversificar seus investimentos, basta seguir lendo.

Características distintas das altcoins

As moedas alternativas acabam variando bastante em questão de termos de tecnologia subjacente, propósitos e funcionalidades. Por isso, para entender melhor essa parte, separamos em partes cada diferença das alternativas quando comparadas ao Bitcoin:

Tecnologia blockchain

Um fato é que todas as criptomoedas precisam usar a blockchain para rodar. Porém, diferente da blockchain do Bitcoin, algumas altcoins têm as suas próprias, que oferecem funcionalidades adicionais, como contratos inteligentes ou maior velocidade de transação.

Algoritmo de consenso e privacidade

O Bitcoin usa Proof of Work (PoW), enquanto outras podem usar Proof of Stake (PoS), Delegated Proof of Stake (DPoS), entre outras.

Já na questão de privacidade, existem aquelas moedas alternativas que são projetadas para oferecer maior privacidade e anonimato nas transações, como Monero (XMR) e Zcash (ZEC).

Principais altcoins

Agora que você já conhece as principais características, além do nome e relevância, é claro, chegou o momento de conhecer as principais alternativas que estão em alta no mercado.

Ethereum (ETH)

A Ethereum é a segunda maior criptomoeda. Isso todos já sabem, certo? No entanto, algo que poucos conhecem é que esse ativo é uma plataforma descentralizada.

Outro fator que pode contribuir bastante para o crescimento do ativo no futuro é a recente atualização da rede, que trouxe o Ethereum 2.0 

Litecoin (LTC)

Já a segunda na lista das principais altcoins, trata-se de uma das criptos alternativas mais antigas existentes no mercado atual. O LTC foi desenvolvido para ser uma opção mais viável do que o Bitcoin para pequenas transações. E, realmente, a moeda conseguiu cumprir seu propósito, sendo hoje usada por milhares de usuários de cripto.

Ripple (XRP)

Ripple, também conhecida como XRP, é uma altcoin que se diferencia por seu foco em transferências internacionais de dinheiro e liquidação de pagamentos. Ela é utilizada como uma ponte de liquidez entre diferentes moedas, facilitando transações internacionais eficientes para bancos e instituições financeiras. Esta altcoin não faz uso da mineração tradicional, por isso é mais veloz comparada às outras opções no mercado.

Polkadot (DOT)

Fechando com chave de ouro, é possível encontrar o DOT, projeto inovador que visa melhorar a interoperabilidade entre diferentes blockchains. Sua principal vantagem é possibilitar que várias blockchains independentes consigam se conectar e compartilhar informações, formando uma rede de redes. 

Com tantos benefícios presentes, como visto em cada opção apresentada no artigo até agora, é impossível dizer que elas não têm motivos para serem valorizadas, não é mesmo? Porém, o mercado ainda passa por alguns desafios e tendências já conhecidas, sendo o principal vilão a volatilidade, já que os preços das altcoins podem flutuar rapidamente igual aos do Bitcoin. 

Em relação à questão de tendência, é possível ver que as regulamentações governamentais sobre as criptos estão evoluindo. Por isso, as mudanças nas políticas podem impactar significativamente o mercado de altcoins, afetando tanto positiva quanto negativamente sua adoção e valorização.