Especialista explica como técnicas modernas tornam a visita ao dentista mais confortável e incentivam hábitos saudáveis desde cedo
Ensinar as crianças sobre a importância da saúde bucal é um dos pilares para garantir o bem-estar geral e uma qualidade de vida elevada desde a infância. A introdução de uma rotina de cuidados bucais, que vai além da simples escovação, pode prevenir problemas comuns como cáries, gengivite e, a longo prazo, evitar complicações as quais podem afetar não apenas a boca, mas a saúde como um todo.
GBT- EMS: Transforma, para melhor, o atendimento odontológico para as crianças
Inovações no campo da odontologia ajudam a tornar a figura do dentista mais “amigável” para as crianças. É o que explica a especialista e mestra em Odontopediatria, Ana Carla Robatto. Segundo ela, profilaxia dental, conhecida como limpeza, realizada com o Protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy – Terapia Guiada pelo Biofilme), desenvolvido pela EMS, faz com que a criança não fique com medo de sentir dor, pois ela não sentirá mesmo.
“Este método é moderno, composto por oito passos essenciais, que vai desde a avaliação inicial para identificar problemas até a comunicação final com o paciente. Ele utiliza um jato de água morna e um pó não abrasivo para uma limpeza profunda e eficaz dos dentes. Além da remoção delicada do biofilme e do cálculo, o protocolo enfatiza a motivação e instrução do paciente sobre a higiene bucal diária, usando técnicas que tornam o processo confortável, indolor e sem o barulho típico dos procedimentos dentários”, explica Robatto.
Essa abordagem cuidadosa e detalhada é relevante para o cuidado dental das crianças por proporcionar uma experiência sem medo e incentivar uma atitude positiva em relação à saúde bucal desde cedo. Para os pais, que precisam convencer a criança a ir ao dentista, essa prática também torna-se uma aliada. Mais detalhes no GBT Passo a Passo. Vídeo
Como faço para que meu filho fique animado para escovar os dentes?
A saúde bucal das crianças começa com o aprimoramento das técnicas de escovação. A boa notícia? É fácil tornar a escovação divertida para elas, basta um pouco de criatividade. Tente fazer este momento em família, coloque uma música, conte uma história, observe se o pequeno(a) precisa de ajuda com os movimentos da escova, utilize técnicas que possam limpar sem causar danos, como a escovação com a escova inclinada a 45°, para limpar as áreas sensíveis ao redor das gengivas. Peça indicação ao dentista sobre a escova adequada para cada faixa etária.
Qual a importância da dieta para a saúde bucal do meu filho?
Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras ajuda na prevenção de doenças bucais, enquanto o consumo limitado de açúcares e ácidos contribui para a diminuição do risco de cáries. Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), até os dois anos de idade a criança não deve ingerir alimentos com açúcar em nenhuma hipótese.
Encoraje a criançada a consumir frutas, vegetais e grãos integrais, além da ingestão de bastante água e evite bebidas açucaradas artificialmente, são práticas que devem existir desde o início da introdução alimentar do bebê. Nesta fase, inclusive, a alimentação saudável beneficia a saúde dos primeiros dentes, que devem ser higienizados desde a erupção do primeiro, por volta dos seis meses de vida. A Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de pastas de dentes em bebês na quantidade equivalente a um grão de arroz (0,1g), com concentração de flúor em torno de 1100 PPM.
Lembrando que uma criança que apresenta problemas como mau hálito ou dentes danificados, pode ter suas relações sociais afetadas, não se sentindo confiante para interagir com outras crianças. Por isso, promover a educação bucal desde a infância não apenas prepara os pequenos para uma vida de hábitos saudáveis, mas, também, os ensina a importância do autocuidado e bem-estar.
Sobre a EMS
Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça de dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A EMS está fundamentada em 3 pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suiças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos e plataformas de educação de primeiro nível.
Sobre a Dra. Ana Carla Robatto
Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia – Universidade Federal da Bahia – Dra. Ana Carla Robatto é Especialista em Odontopediatria, Mestre em Odontologia, na área de concentração de Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências, pelo programa de Ciências Biológicas, na área de concentração de Microbiologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas II, pela Universidade de São Paulo. Atualmente faz parte do corpo docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, participando dos componentes curriculares de Clínica da Criança I e Odontopediatria. Faz parte do corpo docente permanente do curso de Especialização em Odontopediatria da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Bahia. É cirurgiã-dentista da Clínica Éfika Odontologia Digital, de Salvador.