Está pensando em comprar um sofá-cama mas não sabe se essa é a opção ideal para você e para o que você precisa? Então o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar, pois separamos todas as vantagens e desvantagens do sofá-cama.
Dessa forma, vai ser muito mais fácil entender tudo que você precisa saber antes de decidir optar pela compra de um sofá-cama ou um sofá tradicional. E com isso, você vai ter a certeza de comprar a opção que mais se adequa às suas necessidades.
Então, quer saber quais são as vantagens e desvantagens do sofá-cama? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Vantagens do sofá-cama
São várias as vantagens do sofá-cama, porém, separamos as 3 maiores vantagens de se escolher um móvel do tipo.
Opção multifuncional
Uma das maiores vantagens do sofá cama é que ele é um móvel multifuncional, que pode ser utilizado tanto como sofá quanto como cama. Ou seja, se você mora em um apartamento pequeno e não possui um quarto disponível para visitas, com um sofá-cama você pode, em poucos minutos, transformar sua sala em um quarto.
Então, além de ser o principal móvel para se sentar na sua sala, o sofá-cama também pode ser utilizado para receber suas visitas com mais conforto.
Opção mais acessível já que pode ser usado como sofá e como cama
Se você está montando seu primeiro apartamento e está com o orçamento apertado, vai ver que comprar um sofá-cama é uma opção mais acessível. Isso porque, considerando o valor de uma cama e um sofá convencionais, você vai acabar gastando mais.
Então, a segunda vantagem de optar por um sofá-cama é por causa desse custo mais acessível, já que você pode utilizar o móvel como sofá durante o dia e transformá-lo na sua cama durante a noite.
Economiza espaço no ambiente
A terceira vantagem de um sofá-cama é que ele é uma opção de móvel que ajuda a economizar espaço no ambiente. Isso porque, quando “fechado” o sofá-cama vai ter a dimensão de um sofá comum, sem ocupar um grande espaço no seu ambiente.
Então, se você quer uma opção para criar um espaço para visitas no seu home office, o sofá-cama pode ser a melhor opção. Dessa forma, você não vai precisar sacrificar muito espaço do seu local de trabalho para criar um local onde você possa receber seus convidados com mais conforto.
Desvantagens do sofá-cama
Agora você já sabe as 3 maiores vantagens de um sofá-cama, então que tal conferir 3 desvantagens do móvel? Com isso, vai ser muito mais fácil entender sobre o que o móvel pode te oferecer e quais problemas podem aparecer durante seu uso.
Conforto
A primeira maior desvantagem que geralmente é notada em um sofá-cama é o conforto. Isso não significa que não sejam confortáveis, porém, são menos confortáveis que uma cama convencional.
Ou seja, pode ser uma ótima opção para receber visitas, mas para utilizar no cotidiano, dormindo todos os dias nele, não é a opção mais confortável. Mas se você pretende comprar um sofá-cama para economizar e dormir nele por um tempo até comprar uma cama definitiva, um sofá-cama com espuma mais firme pode te ajudar.
Durabilidade
A segunda desvantagem de um sofá-cama diz respeito a sua durabilidade, principalmente quando utilizado nas duas funções por muito tempo. Por exemplo, o sofá convencional vai durar mais tempo simplesmente porque você não passa a noite toda nele.
Então, não é exatamente um problema se você for utilizar o móvel como cama apenas quando receber visitas na sua casa. Porém, se você for utilizar o sofá-cama diariamente como cama, ele pode não durar tanto tempo quanto um sofá ou uma cama convencional.
Dificuldade de uso
A terceira desvantagem de um sofá-cama está na dificuldade de uso, uma vez que muitos modelos podem ser difíceis de abrir e fechar. Porém, com uma pesquisa bem feita dos modelos você pode encontrar o que mais se adeque às suas necessidades e que não tenham mecanismos complicados na utilização.
Agora você já sabe 3 vantagens e 3 desvantagens de um sofá-cama. Então que tal começar a levar tudo isso em consideração na hora de escolher o sofá-cama que mais se adeque ao que você precisa?