Estrelas internacionais revelam que consumo visa benefícios, como perda de peso, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico
Victoria Beckham, Kim Kardashian, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Megan Fox têm em comum algo mais que o status de celebridades. Em suas redes sociais, as estrelas internacionais compartilham o hábito de ingerir uma pequena quantidade de vinagre de maçã em jejum para obter benefícios para a saúde. Como shot ou simplesmente diluído em água, o vinagre de maçã vem sendo consumido como aliado da perda de peso, redutor do colesterol, anti-inflamatório e auxiliar do sistema imunológico. Para além das contribuições saudáveis apregoadas no ambiente digital, o sabor diferencial em entradas, saladas, pratos salgados e também sobremesas tem ampliado o uso do vinagre de maçã na gastronomia de várias nacionalidades.
Sem os holofotes dirigidos às celebridades, usuários da plataforma de vídeo TikTok vêm se multiplicando nas postagens sobre os benefícios do vinagre de maçã. Mas o que há de comprovação científica a respeito deste versátil ingrediente culinário para a saúde?
Estudo realizado pela Middlesex University, no Reino Unido, comprova que o produto contém de 5% a 6% de ácido acético, além de ácido gálico, ácido cafeico, ácido ferúlico e catequina. Este e outros compostos, indica a pesquisa, são auxiliares do sistema imunológico e agem como anti-inflamatórios no organismo. A metanálise de nove estudos científicos constata que a ingestão de pequenas quantidades diárias de vinagre de maçã tem efeito na redução do colesterol. Mais duas pesquisas demonstram perda de peso de um a dois quilos entre consumidores regulares do produto.
Evidentemente, o hábito das celebridades, que se cercam dos maiores especialistas em saúde do mundo, contribui para o aumento exponencial do consumo do vinagre de maçã. No entanto, Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, associa a preferência pelo produto à preocupação com a alimentação consciente. “O vinagre de maçã natural, sem conservantes, de sabor inigualável e benefícios múltiplos, é um complemento cada vez mais presente no dia a dia de pessoas que valorizam uma forma mais saudável de viver”, observa.
Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na fabricação natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni sente os reflexos na procura pelo produto. “Nos primeiros meses deste ano, constatamos um aumento de 40% na produção”, diz. “Isto nos incentiva a investir ainda mais em um vinagre de maçã que é 100% natural, sem conservantes, e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. Sem dúvida, o consumidor merece um produto de altíssima qualidade”, conclui.