Caio Temponi, com apenas 15 anos, vem inspirando diversos jovens a manter rotinas de estudos
Um jovem de Juiz de Fora tem chamado atenção nas mídias sociais pelo seu poder de influenciar positivamente na vida escolar de diversas crianças. No início deste ano, o prodígio influenciador Caio Temponi recebeu uma enxurrada de mensagens de crianças e adolescentes comemorando aprovações em diversos exames. O rapaz vem sendo apontado como o responsável por estimular um aumento no número de jovens que prestam vestibulares antes dos 16 anos.
Com apenas 15 anos, Caio se destaca como o mais jovem a ser aprovado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e em mais 18 universidades federais, conquistando 5 vezes o 1° lugar. O adolescente que já cursa direito na UFJF, demonstra que a dedicação aos estudos pode transformar não apenas a vida individual, mas inspirar toda uma geração de jovens em busca de realizar seus sonhos escolares e acadêmicos.
João Pedro Araújo Moreira, de 11 anos, estudante em Caucaia, Ceará, participou do quadro Pequenos Gênios no Domingão com Hulk em 2023. A trajetória de Caio realizando vestibulares e concursos concorridos desde jovem, inspirou João, reforçando seu desejo de seguir o mesmo caminho. Ele se tornou uma grande inspiração para o menino, que aspira ser engenheiro aeroespacial formado no ITA. Uma foto do rapaz em sua bancada de estudos serve como constante incentivo para alcançar objetivos com esforço e dedicação.
Caio, que foi o pioneiro entre as crianças que prestam diversos vestibulares no Brasil, comenta sobre a influência que exerce na vida de jovens como Nicolas, destacando a importância do compartilhamento de conhecimento e da dedicação aos estudos. “É incrível ver o impacto positivo que posso ter na história educacional trilhada por esses jovens talentosos. O conhecimento é uma ferramenta poderosa, e incentivar esses estudantes a se desafiarem, a superarem obstáculos, é algo que me motiva profundamente. Ver o sucesso deles não apenas nos exames, mas também na construção de amizades e superação pessoal, é o verdadeiro significado da minha jornada”, afirma o graduando
Nicolle de Paula Peixoto, participante do quadro Pequenos Gênios 2023 da Globo, expressa sua admiração por Caio, ressaltando que a oportunidade de estar perto dele em 2024 será uma fonte valiosa de aprendizado. “Ele é uma grande inspiração para mim, seus feitos me impulsionam a alcançar meus sonhos e objetivos. Qualquer pessoa que nos motiva a ser melhor é alguém que vale a pena ter por perto. Sou fã número 1”, afirma a menina.
O menino Nicolas de Souza Bernardo, de Pains, Minas Gerais, tinha o sonho de ser aviador militar e começou a estudar para a EPCAR há 3 anos. Com dificuldades em matemática, conheceu Temponi, que o ajudou a superar os obstáculos. Com sua inspiração em Caio, o jovem conquistou o primeiro lugar no CMBH, acertou 17/20 em matemática no Colégio Naval e obteve a classificação 16 na última prova da EPCAR. Além de professor, o jovem tornou-se um amigo confiável, apoiando Nicolas em momentos desafiadores.
Outro admirador de Temponi é João Vitor Garcia Geiss, que mora em Guarulhos, São Paulo, e é multimedalhista nas olimpíadas do conhecimento, palestrante científico, Sócio-Mirim da Associação dos Engenheiros do ITA – AEITA e Embaixador da Plataforma Medalhei. O menino destaca a influência positiva de Caio, descrevendo-o como um modelo a ser seguido por estudantes. “O Caio é uma inspiração, dotado de genialidade ímpar, sempre extremamente gentil, prestativo e humilde. Encoraja-nos a alcançarmos nossos maiores sonhos, seguindo seus passos. É algo admirável”, destaca João.
O trabalho que Caio vem desempenhando nas mídias sociais se mostra cada vez mais importante, compartilhando conteúdos de inspiração para diversas crianças e adolescentes que têm um futuro brilhante pela frente. Mesmo tão jovem, já faz parte de pesquisas no CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito.
Sobre Caio
Caio Temponi é um adolescente de 1 anos com altas habilidades que vem acumulando diversos feitos acadêmicos, sendo aprovado em 1º na CMJF aos 9 anos de idade, o mais jovem da história, gabaritando o vestibular da EPCAR aos 12 anos de idade e sendo aprovado em 1º lugar, aos 13 anos foi aprovado nos vestibulares de Administração na UECE, em Direito na UFRRJ, em Engenharia Civil na UFCA, todos em 1º lugar, também sendo o mais jovem a ser aprovado nesses vestibulares, além de ser aprovado em Medicina na Unifor e no vestibular da AFA – Academia da Força Aérea – um dos mais concorridos do país . Caio é membro da Intertel, sociedade de pessoas com QI acima de 99 de percentil e também coleciona medalhas, já tendo conquistado 3 medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática, e 23 na Olimpíada Nacional de Matemática.