Pular para o conteúdo

As crianças conseguem viver sem o celular?

O mundo colorido além das telas

Lançamento da Caminho Suave, “Larga esse celular” convida crianças e famílias a se reconectarem com as próprias emoções na vida offline

Posso brincar no celular? Deixa eu assistir um vídeo? Me dá! Eu quero jogar! É fato que o mundo está dominado pela tecnologia. Crianças e adultos passam bastante tempo na frente das telas. Usado para trabalhar, estudar, entreter e comunicar-se, o celular virou item essencial e praticamente uma companhia.

Para tocar justamente nesses pontos que geram tantos debates, as vietnamitas Phuong Tam e Hoang Giang lançam Larga esse celular, publicação que ganha edição no Brasil pelo selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro.

De forma cativante, lúdica e divertida, a autora, em parceria com a ilustradora, conta a história de Ana, uma garotinha curiosa e antenada, que adora assistir desenhos no celular. Às vezes ela não consegue parar, fica sem comer, não dorme e não responde quando a chamam. Por conta disso, os pais escondem o aparelho dela e entoam: larga esse celular! O resultado é terrível. Ela chora, grita e bate o pé. O problema é que, sem se dar conta, mamãe, papai e vovó também estão sempre na frente das telas.

Um dia, toda a família passa mal e vai parar no hospital. Depois de exames, o diagnóstico da médica é que as dores são causadas pelo uso excessivo do celular. Agora, todos precisam passar um tempo longe do eletrônico. Ana e os familiares descobrem que existe um mundo bem mais colorido.

Ana começa a experimentar coisas novas. As refeições são
mais alegres, e a comida, mais saborosa. Sem o celular,
Ana pode fazer várias atividades divertidas com sua família.
Ela ajuda a guardar as roupas e a lavar a louça. Ela também vai à
feira e ajuda a cozinhar… Corre e brinca de pega-pega…
e compartilha histórias na hora de dormir.

(Larga esse celular, pg. 27 até 37)

A descoberta deste universo cheio de cores revela a beleza da conexão humana, dos laços familiares e de estar próximo das pessoas queridas. O livro é um convite para crianças e adultos se reconectarem com a vida real e valorizarem momentos compartilhados em uma jornada offline, além de servir como alerta para os perigos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos e destacar a necessidade de existir equilíbrio na utilização das tecnologias.

Ficha técnica
Título: Larga esse celular
Autora: Phuong Tam
Ilustradora: Hoang Giang
Editora: Caminho Suave
ISBN: 9786586742343
Formato: 27×23 cm
Páginas: 44
Preço: R$ 54,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre as autoras:
Phuong Tam nasceu em Hanói, capital do Vietnã, formou-se na Universidade Nacional de Singapura (NUS) e vive na cidade de Ho Chi Minh, também no Vietnã. À noite, ela costuma ler para a filha e escrever histórias que celebram os valores familiares, que ela considera fundamentais para toda criança se tornar um adulto feliz. Seu primeiro livro ilustrado, intitulado Esta é Têt!, tornou-se o livro favorito de muitas crianças vietnamitas. Atualmente, Tam está fazendo um mestrado em Primeira Infância – Educação Inclusiva, com uma especialização em construtivismo, na Universidade Estadual de Portland, nos Estados Unidos.

Hoang Giang nasceu em Dalat, no Vietnã, e fez mestrado em Ilustração e Arte do Livro na Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido. Ela ilustra livros infantis há mais de dez anos e se aventura no mundo dos quadrinhos: é autora de Choice, uma graphic novel curta, e Xom Om Xom (Um Hamlet barulhento), uma série de quadrinhos. Hoang tem um pequeno estúdio em Saigon chamado Lá, junto com seu parceiro e mais três gatos. Ela tem tentado achar mais tempo para estudar piano.

Instagram: @hoangiang

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra.

Instagram@editoraedipro