Pular para o conteúdo

Saiba quais são os itens essenciais para a mala da maternidade 

Organização deve ter início na 32ª semana de gestação

Após a notícia de que a família terá um novo integrante, os próximos nove meses são dedicados para a recepção do bebê. Organizar o quartinho da criança e a decoração, ler sobre amamentação, puerpério, sono e vias de parto são algumas ações que passam a fazer parte da rotina. Por vezes, com tantas informações à disposição, a maternidade pode ser tornar ainda mais desafiadora para as mulheres. 

Durante a gestação, são tantas tarefas a serem resolvidas, que a mulher pode sentir-se ansiosa ou confusa devido ao excesso de informações que recebe. Diante desse contexto, é possível que atividades simples e prazerosas pareçam mais difíceis e complexas do que realmente são. Um exemplo é a organização dos itens que devem ser levados na mala da maternidade.

Para garantir que esse momento seja tranquilo, a primeira orientação é consultar o site da maternidade, pois alguns já sugerem os produtos que podem ser levados e, também, mencionam as quantidades, o que facilita a organização.

Tempo ideal para iniciar a organização da mala

Deixar a organização da mala da maternidade, tanto do bebê quanto da mãe, para a última hora não é uma opção. Especialistas recomendam que a tarefa seja iniciada a partir da 32ª semana de gestação, o que representa o início do oitavo mês. 

A data é considerada tranquila para mulheres que não correm o risco de ter um parto prematuro. Mas como cada gestação é única, o ideal é que a família verifique com o médico obstetra o melhor período para iniciar essa organização. 

Priorize os itens essenciais

A mala da maternidade deve ser funcional e ter apenas os itens essenciais. Em entrevista concedida à imprensa, a enfermeira neonatologista e supervisora de enfermagem do Hospital e Maternidade Pro Matre, Luciane dos Santos, detalha que levar muitos itens pode prejudicar a praticidade durante os dias de internação.

Uma das orientações para selecionar o que será levado, é considerar em qual  estação do ano a criança irá nascer, além da previsão climática para o dia do parto. Assim, é possível escolher peças que garantam o conforto do bebê e da mãe.

Se a previsão for de calor, é recomendado incluir na mala da maternidade: 3 camisolas de amamentação, 1 robe ou roupão, 3 sutiãs de amamentação , 1 par de chinelo e a roupa para a saída da maternidade. Caso esteja frio, a mulher pode substituir as camisolas por pijamas, e o chinelo por pantufas.

Entre os itens de higiene pessoal, é preciso levar fralda geriátrica ou pós-parto para conter o fluxo sanguíneo. Também é necessário levar uma nécessaire com sabonete, xampu, pente, escova e pasta de dente e outros produtos da sua preferência, como maquiagem e acessórios. Alguns hospitais disponibilizam secador de cabelos e kits de higiene. Por isso, é importante checar as informações previamente com o local escolhido. 

Documentos

Os documentos da mãe e do acompanhante devem constar na mala da maternidade ou em uma bolsa de mão. É importante lembrar do cartão pré-natal e dos exames laboratoriais e de imagem que foram realizados.  

No dia do parto, a mulher pode estar ansiosa. Por isso, uma dica é informar ao acompanhante, antes da data prevista para o parto, o local onde estarão as malas. Dessa forma, ele ficará responsável por levá-las até a maternidade e ela não precisará se preocupar. 

Por fim, o nascimento de um bebê é um momento que deve ser celebrado pela família. Por isso, leve um celular ou uma câmera com boa resolução e tire muitas fotos. Caso opte por receber visitas na maternidade, você pode organizar lembrancinhas ou um álbum com assinaturas dos visitantes.