Se você quer saber quanto usar de vitamina D3 por dia, o nosso conteúdo com certeza vai te ajudar. Para isso, vamos falar não só da dosagem diária recomendada, mas também para que ela serve no organismo, bem como em qual situação a suplementação é necessária.
Dessa forma, você entende mais sobre o assunto além de apenas saber a dosagem diária da vitamina.
Quer saber quanto usar de vitamina D3 por dia e entender mais sobre essa vitamina? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Dosagem diária de vitamina D3
A dosagem diária de vitamina D3 varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Porém, a média é que a ingestão diária de vitamina D, incluindo a vitamina D2 e D3, seja de aproximadamente 15 mcg.
Por isso, para entender melhor sobre a dosagem de vitamina D3 para as necessidades do seu corpo, é recomendado consultar um especialista. Dessa forma, você aproveita melhor os benefícios da vitamina sem excessos e sem precisar se preocupar com os possíveis efeitos de uma sobredose.
Além disso, vale lembrar que a suplementação, independente de qual for, só deve ser feita com recomendação médica.
Diferença entre vitamina D2 e D3
A grande diferença entre as vitaminas D2 e D3 é que a primeira é encontrada em alguns tipos de plantas e fungos, como cogumelos e leveduras. Por outro lado, a vitamina D3 é produzida de forma natural pela pele através da exposição à luz solar, bem como encontrada em alimentos de origem animal, como ovos e leite.
Além disso, segundo estudos, os níveis de vitamina D3 se mantêm regulados por mais tempo quando obtidos através da exposição solar. Por isso, em casos onde não há uma exposição solar adequada, a suplementação de vitamina D3 pode se tornar necessária.
Para que serve a vitamina D3
A vitamina D3 possui várias atuações no corpo humano, sendo as principais:
- Fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que possui propriedades que aumentam as defesas naturais do organismo;
- Auxilia na manutenção dos níveis de cálcio e fósforo, sendo responsável por participar do desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes;
- Melhora o desempenho físico, pois a vitamina D3 atua na contração muscular e na produção de proteínas, melhorando a agilidade e o desempenho em atividades físicas;
- Equilibra a pressão arterial, pois também atua na contração do coração e mantém os níveis de renina – enzima responsável pela queda ou aumento da pressão arterial – estáveis;
- Ajuda prevenir o diabetes, pois atua no pâncreas e na produção de insulina, o hormônio responsável por controlar o nível de glicose no sangue;
- Auxilia a produção de queratina, uma proteína responsável por manter a hidratação da pele e dos cabelos.
Onde encontrar a vitamina D3
A vitamina D3 pode ser encontrada em vários alimentos de origem animal, como leite e derivados, ovos e frutos do mar. Porém, a vitamina D3 é principalmente obtida através da exposição solar.
Por isso, é recomendado ficar exposto ao sol de 2 a 3 vezes por semana, por pelo menos 15 minutos. Porém, esse tempo varia de acordo com a pele da pessoa, sendo de 15 minutos apenas para pessoas com pele muito clara e de 30 minutos a 1 hora para pessoas com pele mais escura.
Além disso, vale lembrar que a exposição ao sol deve ser feita no começo do dia ou no fim da tarde, sem o uso de protetor solar nos braços e pernas. Mas lembre-se: no rosto deve-se aplicar o protetor solar antes de fazer essa exposição, de forma a evitar os danos dos raios ultravioletas no rosto.
Quando fazer suplementação com a vitamina D3
A suplementação de vitamina D3 só é recomendada em casos específicos, onde:
- Baixa ingestão de vitamina D por meio da alimentação;
- Níveis muito baixos da vitamina no organismo;
- Doença celíaca;
- Doença de Crohn;
- Osteomalácia e raquitismo;
- Osteoporose;
- Para auxiliar no tratamento de psoríase.
Por isso, recomendamos que você entenda melhor sobre as suas necessidades de suplementação e faça o uso de suplementos apenas com indicação médica.
Agora você já sabe quanto usar de vitamina D3 por dia, para que ela serve e quando fazer a suplementação dessa vitamina. Por isso, só precisa consultar o seu especialista e descobrir a dosagem da vitamina mais indicada para as suas necessidades.