Pesquisa conduzida pela Creamy contou com mais de 1,2 mil participantes e ainda aponta que 74% deles possuem um bom conhecimento sobre cuidados com a pele
Segundo uma pesquisa inédita conduzida pela Creamy, referência em autocuidado e dermocosméticos de alta performance, a vitamina C é o ativo de skincare mais conhecido entre os brasileiros (95,9%), seguida do ácido hialurônico (91,3%) e o retinol (88%). O estudo contou com mais de 1,2 mil participantes e mostra que 52,3% deles têm familiaridade com esses componentes, já que sempre verificam as fórmulas dos produtos que utilizam.
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esse mercado no Brasil e revelar quais são os ingredientes mais disseminados entre a população, o levantamento aponta para uma imersão cada vez maior das pessoas no assunto. Os dados indicam que 74,2% delas praticam uma rotina diária de cuidados com a pele e têm um bom entendimento do tema.
Além disso, 57% dos entrevistados pesquisam ou se informam sobre tendências e inovações de skincare. Muitos também conhecem ativos específicos, especialmente ácidos (42,1%) que não estão na categoria dos “AHAs” (alfa-hidroxiácidos), como o ácido kójico.
Gabriel Beleze, CEO do Grupo Skelt (detentor das marcas Creamy e Skelt Cosmetics), destaca que os resultados do estudo revelam um aumento notável na conscientização sobre o skincare, com um crescente interesse em compreender os ingredientes dos produtos. “O fato da vitamina C ser uma queridinha dos brasileiros ressalta que há uma busca por ativos confiáveis e eficazes, afinal, é um antioxidante poderoso, que auxilia na redução de danos causados pelos radicais livres”, afirma.
Outro dado importante é sobre a procura de especialistas da área: 40,3% consultam um dermatologista antes de incorporar produtos no seu dia a dia. Por outro lado, ainda há 18,2% que nunca marcam consultas com este profissional, o que é preocupante sobretudo em termos de saúde.
Sobre os produtos mais utilizados na rotina de autocuidado dos participantes da pesquisa, o sabonete facial lidera o levantamento com 91,5% das respostas, ao lado do protetor solar com 90,4%; os hidratantes (88,8%) e esfoliantes/ácidos (61,9%) vêm na sequência. A maior parte das pessoas visa o antienvelhecimento (31,7%) com a adoção dessas fórmulas em seus cotidianos, enquanto 20,5% possuem uma demanda antiacne e 15,3% querem clarear a pele.
O CEO do Grupo Skelt também espera que os dados contribuam com o mercado nacional na produção de soluções inovadoras para o setor. “Esses insights fornecem informações valiosas para a indústria de beleza e autocuidado, servindo como recurso essencial para marcas e profissionais avançarem em suas trajetórias e carreiras no Brasil”, finaliza.
Sobre a Creamy
A Creamy é referência no desenvolvimento de dermocosméticos com fórmulas tecnológicas e inovadoras e foi criada em 2019, por um especialista no assunto, Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia.
Com o objetivo de democratizar o acesso a produtos de qualidade e acessíveis, a marca é pioneira ao trazer fórmulas inteligentes com alta concentração de ativos comprovadamente eficazes e com excelente custo-benefício, transformando a rotina de skincare de milhares de pessoas ao redor do mundo.