De acordo com Deise Doi, nutricionista pós-graduada em adequação nutricional, o legume é rico em fibras e pode auxiliar na perda de peso e no tratamento de doenças como diabetes, pressão alta e câncer
A busca por uma alimentação saudável e equilibrada é cada vez mais importante, principalmente quando se trata de emagrecimento e manutenção da saúde. Nessa jornada, frutas, legumes e verduras desempenham um papel fundamental, sendo verdadeiros aliados para aqueles que procuram melhores hábitos alimentares.
O aspargo, por exemplo, é um legume muitas vezes subestimado. Além de seu sabor único e versatilidade culinária, oferece uma gama impressionante de benefícios para a saúde, incluindo contribuições significativas para o emagrecimento, sendo um recurso valioso na jornada pela perda de peso.
De acordo com Deise Doi, nutricionista pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase, criadora do método de emagrecimento Magra&Livre, que envolve a reprogramação da mente para perder a fome e estratégias que secam e aceleram o metabolismo, além de fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim, o aspargo é uma fonte rica de fibras, desempenhando um papel fundamental no funcionamento saudável do sistema digestivo. “As fibras alimentares presentes no aspargo não apenas promovem a regularidade intestinal, mas também servem como um alimento para as bactérias benéficas do intestino”, revela.
Segundo Deise, isso contribui para o equilíbrio da flora intestinal. “Consequentemente, é possível sentir impactos positivos no tratamento de várias doenças, como Alzheimer, síndrome do intestino irritável, diabetes, pressão alta, gordura no fígado, obesidade e compulsão alimentar”, pontua.
A especialista acredita que o aspargo é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, essenciais para o funcionamento adequado do corpo. “Contém ferro, ácido fólico, vitamina C e complexo B, que desempenham papéis cruciais no aumento da imunidade, na produção de glóbulos vermelhos e no metabolismo energético”, declara.
Deve-se destacar, também, a capacidade diurética do aspargo, importante na normalização da pressão arterial. “A eliminação eficaz do excesso de líquidos do corpo ajuda a reduzir a pressão sobre o sistema cardiovascular, contribuindo assim para a prevenção de doenças no coração. Além disso, a diminuição do inchaço proporcionada pelo aspargo pode resultar em uma sensação de bem-estar geral”, relata.
O legume é rico em vitamina A, um nutriente fundamental para a saúde ocular. “A vitamina A auxilia na manutenção da visão noturna e na prevenção de condições oculares degenerativas. Além disso, a presença de antioxidantes no aspargo retarda o envelhecimento celular, promovendo uma pele saudável e mais jovem”, revela.
De acordo com a nutricionista, incorporar o aspargo em uma dieta equilibrada pode reduzir o estado inflamatório do corpo. “Os compostos anti-inflamatórios presentes no aspargo desempenham um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças autoimunes. Além disso, esses nutrientes têm sido associados à redução do risco de câncer”, declara.
Deise acredita que o aspargo pode ser um aliado valioso no processo de emagrecimento. “Sua riqueza em fibras ajuda a manter níveis de açúcar no sangue estáveis, reduzindo a fome e evitando picos de insulina que podem levar ao armazenamento de gordura. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias do aspargo contribuem para o equilíbrio dos neurotransmissores, reduzindo a ansiedade, a compulsão alimentar e os desejos por doces e massas, tornando mais fácil seguir qualquer estratégia de emagrecimento”, finaliza.
Sobre Deise Doi
Palestrante e nutricionista com mais de 15 anos de experiência, pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase. Fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim e criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, que abrange três elementos: perder a fome falsa, ter acesso às estratégias mais efetivas e acelerar o metabolismo.