Médico dermatologista especialista no assunto explica como a técnica inovadora funciona
Com o foco em proporcionar sobrancelhas mais naturais e definidas, o Transplante de Sobrancelhas é um procedimento inovador que está ganhando destaque na indústria da beleza. De acordo com o estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS, sigla em inglês), no mundo, o procedimento corresponde a 11% das cirurgias capilares realizadas em mulheres e 4% em homens.
O médico dermatologista da Capeclinica, Cassyo Tornesi, esclarece que o procedimento “segue as curvas naturais da sobrancelha, utilizando uma técnica meticulosa fio a fio e os próprios folículos capilares do paciente, que são retirados do couro cabeludo e, em seguida, cuidadosamente inseridos nas sobrancelhas”.
Com a tendência atual de retorno à naturalidade das sobrancelhas – e abandonando estilos mais finos e arqueados que foram populares nos anos 1990 e 2000, o transplante oferece a oportunidade de recuperar a densidade e o visual natural das sobrancelhas, promovendo uma aparência mais autêntica e elegante.
Cuidados no pós-operatório
O procedimento tem uma recuperação relativamente simples e os pacientes costumam receber alta no mesmo dia da realização. Aproximadamente três semanas após a cirurgia, os fios transplantados começam a cair, mas as raízes permanecem. Já o crescimento dos novos pelos se iniciam permanentemente em cerca de 12 semanas, com o resultado final sendo visível em até um ano após o transplante.
No entanto, o médico adverte que a manutenção adequada é essencial para o sucesso do procedimento. “Os pacientes devem seguir rigorosamente as orientações do cirurgião, evitando a exposição solar, o uso de maquiagem e cremes na área e atividades físicas intensas nos primeiros dias após o transplante. A higiene facial e o cuidado suave são fundamentais”, afirma.
Apesar da versatilidade do procedimento, nem todos os tipos de cabelo são aptos para o transplante de sobrancelha. “Pessoas com cabelos cacheados ou crespos podem ser candidatas, mas a curvatura do fio deve ser avaliada caso a caso”, explica Tornesi. A compatibilidade genética é fundamental para o sucesso do procedimento e o uso de doações de cabelo de outras pessoas não é viável.
O transplante de sobrancelhas é uma solução definitiva para pessoas que desejam corrigir sobrancelhas falhadas, causadas por diversos fatores, incluindo depilação excessiva, doenças infecciosas ou alopecia areata.
Além disso, o dermatologista encerra falando que “o procedimento está em conformidade com as tendências em constante mudança da moda, pois permite que os pacientes alcancem a sobrancelha perfeita, independente das flutuações de estilo”.
Capeclinica
A Capeclinica é o braço do Instituto Gris especializado em cuidados médicos capilares completos e inovadores, oferecendo tratamentos tecnológicos minimamente invasivos e resultados naturais. Sediada em Curitiba, ela dispõe de diversos procedimentos, entre os quais estão o transplante de cabelo, sobrancelhas e barba.